22 de março de 2010

Casapueblo, a casa escultura



Uma viagem ao mundo de Páez Vilaró



O Museu-Oficina de Casapueblo criado pelo artista Carlos Páez Vilaró está localizado em Punta Balena, a 15 minutos de Punta Del Este, no Uruguai e é visitado, anualmente, por mais de 60 mil turistas de todo o mundo.

O complexo Casapueblo inclui um museu, uma galeria de arte, um café, um apart-hotel chamado Hotel Casapueblo ou Club Hotel Casapueblo e ainda um restaurante chamado Las Terrazas (As Terrazas), além da residência do artista.
Casapueblo é um centro permanente de diálogo, e entre seus visitantes, estão personalidades vinculadas a arte e a política. Nas suas salas se realizam conferências, lançamento de livros e todo tipo de eventos relacionados com a cultura.
O estilo da construção é bastante singular, orgânico, sinuoso. Projetada pelo próprio Paez Villaró, em cada canto, em cada detalhe está a mão do seu criador, que neste ano completa 87 anos. Também se percebe a influência mediterrânea na casa totalmente branca.

Carlos Páez Vilaró nasceu em Montevideu, no Uruguai, em 1923 e sua trajetória artística está marcada por múltiplas exposições realizadas a partir de 1950 em todas as partes do mundo.

Escultor, pintor, ceramista e arquiteto, sua vocação apareceu logo na juventude. Partiu para Buenos Aires vinculando-se ao meio artístico. Regressou ao Uruguai na década de 40 e iniciou seu trabalho com extrema dedicação e paixão pelo tema afro-oriental em parceria com o Candombe, ritmo afro-uruguaio que envolve tambores.
Vilaró se entregou totalmente à pintura e decoração dos candombes, incentivando e dirigindo o movimento folclórico. Esgotadas as explorações e atuações do tema, partiu para uma viagem a todos os países onde a negritude tinha presença marcante: Brasil, Senegal, Congo, República Dominicana, Haiti, Camarões, Nigéria.


Conheceu Pablo Picasso, Salvador Dalí, De Chirico,  Calder e foi amigo pessoal de Vinicius de Moraes.

Dizem que Vinicius escreveu a letra de uma música  popular muito conhecida na casa de Vilaró:
"Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada..."




Fotos de Marise Heleine

_____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário