1 de abril de 2010

Exposição "Resgates" em Florianópolis

Participam Aristide Brodeschi(Bucareste/Romênia); Carla Schwab (Pelotas /RS); Eloir Jr.(Curitiba/PR); Lélia Brown (Curitiba/PR) e Susana Goyeneche (Buenos Aires/Argentina)





O projeto "Resgates" que reúne cinco artistas radicados em Curitiba, no Paraná, fará uma exposição na capital catarinense de 13 de abril a 01 de maio, na Helena Fretta Galeria de Arte. O  projeto " Resgates" começou em 2008, na Associação Cultural Solar do Rosário. 

"Os artistas, de diferentes correntes, tem em comum o resgate constante dos caminhos já percorridos e a permanente necessidade da expressão através do fazer  artístico."



 O grupo  foi convidado para fazer parte do início do Núcleo Arte/Educação que a Galeria Helena Fretta irá desenvolver no decorrer do ano de 2010, levando a Arte para todos, divulgando a cultura paranaense em outro estado e em diferentes cidades. 

A artista Carla Schwab, gaúcha de Pelotas e curitibana de coração, resgata em seus trabalhos a necessidade do fazer e a sustentabilidade, mostrando em seus trabalhos os rendados , pintados sobre tela feita de garrafas pet e colagens de filtros de papel. Dos cinco artistas é a que parte mais para a abstração resgatando a memória cultural das mulheres rendeiras.


Eloir Jr. artista plástico e estudioso da cultura européia que os imigrantes trouxeram para o sul do Brasil. Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as memórias trazidas pelos diversos povos que imigraram para o sul do país. Inspirando-se nos folclores polonês, ucraniano, português, russo, espanhol, alemão o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem de nossa terra a terra de todas as gentes.


Aristide Brodeski arquiteto e artista plástico sempre valorizou o desenho, em seus trabalhos resgata a alegria da infância: mágicos, carrosséis e parques de diversões imaginários.


Lélia Brown com traço preciso e original construiu uma sólida carreira nas artes plásticas. A gama de motivos, sempre figurativos, pintados pela artista é extensa. Lélia resgata através de máscaras, que propositadamente não mascaram, mas enfatizam os temas e fazem sobressair, o valor de transmitir a importância da biodiversidade, da ecologia, da cultura e da preservação arquitetônica.


Susana Goyeneche, arquiteta, argentina de nascimento com formação de artes plásticas sólida, escolheu resgatar a presença dominante da água como fio condutor de suas obras. "Água, jóia do terceiro milênio; vida impossível sem água".

Serviço

Coquetel de abertura com a presença dos artistas: 13 de abril de 2010 às 19hs
Encerramento: 01 de maio de 2010
Local: Helena Fretta Galeria de Arte - Florianópolis/SC
Rua Presidente Coutinho, 532 - Centro (48) 3223-0913
CEP 88015-230

www.helenafretta.com.br
www.carlaschwab.blogspot.com
www.eloirjr.blogspot.com


______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário