14 de abril de 2010

Móveis feitos de sonhos...


SICIS NEXT ART apresenta a artista Carla Tolomeo no Salão Internacional do Móvel em Milão
 
 
  SICIS (The Art Mosaic Factory), a casa de design de Milão que se especializou em trazer a arte do mosaico italiano para todas as formas de design de interiores, surpreende novamente com sua mostra SICIS NEXT ART, no Salão Internacional do Móvel em Milão (Salone Internazionale del Mobile), que começa hoje, dia 14 de abril.
 
A primeira artista da SICIS NEXT ART é Carla Tolomeo, que combinou em seus trabalhos, duas das mais antigas técnicas artesanais da Itália, mosaicos e arte em tecido. A artista realiza um mosaico de ricos tecidos - seda, veludo, damasco que para alguns, trabalhos que transcendem o design clássico e alcançam o surreal e até o metafísico.





 
Parfait Amour - Amor Perfeito é o nome desta cadeira







 Carla Tolomeo é uma conhecida pintora e escultora, cujos objetos escultóricos assumiram a forma de cadeiras, poltronas, sofás e outros objetos.  Segundo críticos, "seu trabalho exemplifica que não há arte versus design, não existe  "linha fina" entre arte e design, mas que a arte e o design são um". 


Abaixo, algumas das obras de Carla Tolomeo para ilustrar o trabalho, independente de estarem ou não no Salão de Milão.



"Durante anos ela vem  realizando suas pesquisas cognitivas e lúdicas que visam transformar certos objetos encontrados comumente  em nosso cotidiano em um elegante desfile de troféus (...).


Um mundo encantado paralelo ao nosso, imaginativo, e inesperado, inexplicável ..." Isella Dante




Sobre Carla


Carla Tolomeo começou a pintar ainda adolescente, sob a orientação de Giorgio De Chirico. Mas seu talento inquieto e multifacetado, ao longo do tempo, também encontrou expressão na forma de escultura, gravura e escrita.
Sua obra sempre foi definida juntamente com sua grande paixão por literatura e poesia: desde os pratos elaborados para os sonetos de Petrarca a uma reavaliação dos animais fantásticos de Borges, e o fascínio por Giacomo Casanova. Carla Tolomeo exibiu suas pinturas em mais de 90 exposições individuais em todo o mundo e, hoje, suas pinturas estão  nas mais importantes coleções européias e americanas da arte contemporânea.
 A partir da década de 1990, um ponto de virada. Sua pesquisa artística foi focada cada vez mais na direção de objetos de arte levando ao desenvolvimento de suas criações, altamente incomuns,  esculturais, que imediatamente chamaram a atenção de um público extasiado, sofisticado, internacional.
Suas obras já estiveram em exibição nos mais importantes museus europeus, asiáticos e americanos. Nomes do mundo da moda, como a Hermès, Neiman Marcus, Missoni e Blumarine deram maior visibilidade a essas "esculturas barrocas sedutoramente em seda, veludo e lantejoulas", como já definiram seus trabalhos.


SICIS- The Art Mosaic Factory - www.sicis.it

_____________________________________________________________

2 comentários:

  1. Oi Marise,
    Muito interessantes esses móveis, peças incríveis! Legal saber, gosto de gente com pegadas diferentes....
    Olha..quem me indicou seu blog foi sua prima LILLIAM LUCY, foi uma boa dica!
    Vamos mantendo contato através de nosso blogs! :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cláudia. Que legal saber que foi a minha prima querida quem indicou o blog.
    Volte sempre!

    ResponderExcluir