28 de abril de 2010

Participe: Campanha Mais Teatro Brasil

Proposta é incentivar e disseminar arte, cultura e entretenimento em todo país, tendo como base fundamental o Teatro.

                          
Em um país de proporções continentais somente ações com poder de alcance equivalente têm chance de sucesso. Partindo deste princípio, está em curso a Campanha Mais Teatro Brasil cuja missão é a mobilização da sociedade em um manifesto nacional pela inclusão sociocultural, educacional e digital. A proposta é incentivar e disseminar arte, cultura e entretenimento de Norte a Sul do Brasil, tendo como base fundamental o Teatro.
Para tornar isso possível a meta é colher assinaturas e propor ao Congresso Nacional a validação de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que obrigue a construção de um "Centro Integrado de Cultura" em cada município com população superior a 25 mil habitantes.
Esta iniciativa possibilitaria a milhares de brasileiros o contato com espetáculos de qualidade e o acesso a espaços destinados à arte e à cultura - em sua imensa maioria restritos ao eixo Rio - São Paulo. A medida tende a criar ainda um hábito de consumo de cultura, fundamental para a formação do caráter de um povo.
Além de se configurar como um espaço de fomento e desenvolvimento artístico, os Centros terão um caráter altamente educativo e inclusivo: permitirão a instalação de telecentro com acesso à internet, bibliotecas, salas de cinema, espaço para exposições de arte e a realização de oficinas em geral.
A ideia é integrar no mesmo ambiente arte, cultura, entretenimento, lazer e comércio o que faria destes locais autossustentáveis do ponto de vista econômico e financeiro, capazes de despertar o interesse de patrocinadores dos mais variados segmentos. Exemplo disso é que já acontece no caso dos consórcios de empresas - nacionais ou internacionais - como o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) que recebe doações dos EUA e Alemanha para investimentos em construção, montagem, equipamentos e manutenção.
Portanto, os "Centros Integrados de Cultura" não dependerão de investimentos públicos diretos para a sua realização e manutenção. Eles constituem um projeto inédito em todo o mundo, e deverão contar com o mesmo conceito arquitetônico, o que contribuirá para a formação de uma identidade visual única e exclusiva, que permita a identificação fácil e em qualquer lugar do Brasil em que estiverem presentes.
A importância desses "Centros Integrados de Cultura" ultrapassa o âmbito da inclusão ao promover o desenvolvimento humano da população e contribuir para a diminuição das desigualdades sociais.
Somente por meio da cultura é possível o desenvolvimento ético, moral, intelectual e educacional de toda a nação, o que permite até mesmo a redução significativa dos níveis de violência e do uso de drogas por parte de jovens, adolescentes e crianças, ao se tornarem mais conscientes e esclarecidos.
Portanto, a conclusão obvia que se chega é que quanto maior for o acesso à cultura, melhor será o nível da educação, e quanto melhor o nível da educação, menor serão as desigualdades sociais.


Dados sobre a falta de oportunidades de acesso à cultura no Brasil:


  • Você sabia que em todo o Estado do Tocantins, cuja população estimada é de 1,250 milhão de habitantes, há apenas uma sala de teatro? Que em todo o Estado de Rondônia, cuja população estimada é de 1,5 milhão de habitantes, há apenas três salas de teatro?
  • Você sabia que 95% de toda população brasileira nunca estiveram em um teatro?
  • Você sabia que apenas 16% dos municípios brasileiros têm salas de espetáculos? E isso, levando-se em conta salas com apenas 50 assentos e sem o mínimo de estrutura?

Assine - "Dou a maior força"

Ao acessar o http://www.maisteatrobrasil.org/  clique em "Dou a Maior Força", cadastre-se e assine a lista de adesão. Com a sua participação será elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, a ser entregue diretamente ao Congresso Nacional para aprovação.


Home-page : www.cennarium.com
 E-mail : rafaella@coworkers.com.br


____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário