30 de maio de 2010

'Av. Paulista' de Carla Caffé é o melhor projeto editorial


Coeditado por Edições SESC SP e Cosac Naify, venceu o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

 
Livro-imagem Av. Paulista, de Carla Caffé, lançado em 2009, percorre de ponta a ponta a principal avenida de São Paulo.
A autora observou prédios e construções célebres, lembrando a evolução da via que tem mais de cem anos. Desenhando nas calçadas, no metrô e nas galerias, Carla Caffé retrata o esqueleto do local com seus helipontos e edificações, como o Masp, o parque Trianon, o Sesc, a Casa das Rosas e o Conjunto Nacional, resgatando a dimensão cultural e a vivacidade da avenida. Ao final, a autora fala sobre o seu trabalho e lança propostas sobre um novo olhar urbano num emocionante depoimento.
O livro é acompanhado por um libreto, um mini-guia de informações variadas, curiosidades saborosas e dicas úteis para curtir o espaço urbano. Resgata questões como é morar na avenida, o grafite e a arte de rua, suas galerias subterrânea, além de compará-la a outras grandes avenidas em todo o mundo. Traz, ainda, entrevistas com personagens que frequentam o espaço e depoimentos de Lina Chamie, Leon Cakoff, Pedro Herz, Alexandre Martins Fontes e Claudia Andujar.

Av. Paulista integra a coleção Ópera Urbana, concebida especialmente para os adolescentes que vivem nas grandes metrópoles, com uma proposta inovadora e provocativa: traçar um novo perfil dos espaços urbanos, com cor, ritmo e pulsação.

 Sobre a autora
Carla Caffé é arquiteta, mas também se dedica ao desenho, ao teatro e ao cinema. Por quatro anos, editou no jornal Folha de S. Paulo a coluna semanal "Cidade nua". Seu trabalho Passagens, conjunto de desenhos de São Paulo, Nova York e Paris, foi exposto na IV Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. A série sobre São Paulo também ficou em cartaz na Pinacoteca do estado de São Paulo. No cinema, trabalhou como diretora de arte nos longas-metragens Central do Brasil (Walter Salles, 1998), Bossa Nova (Bruno Barreto, 2000), ambos em parceria com Cássio Amarante, além do premiado Narradores de Javé, de Eliane Caffé (2003). Também assinou materiais gráficos para os filmes Kenoma (Eliane Caffé, 1998), A Via Láctea (Lina Chamie, 2007) e Bodas de papel (André Sturm, 2006). No teatro, trabalhou com Antunes Filho, Companhia de Ópera Seca e Teatro Oficina. É autora dos livros Av. Paulista (Coleção Ópera Urbana, Edições SESC SP e Cosac Naify, 2009) e São Paulo na linha (editora DBA, 2000).

Serviço
Título: Av. Paulista

Autora: Carla Caffé (texto e ilustração)

Número de páginas: 56

Formato: 24,5 x 32,5 cm

Preço: R$ 49,00

ISBN: 978-85-98112-69-5

Edições SESC SP
Braço editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais.
As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior) e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja
______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário