29 de maio de 2010

Craques do humor gráfico entram em campo

Time de cartunistas vai mostrar, em exposições no Rio e em São Paulo, todo o encanto que o humor gráfico empresta ao tema Copa do Mundo.

                                          Bussunda, no traço de JAL



Craques do Cartum na Copa é dedicada a um cara que não era nenhum craque, apesar de ser apaixonado por futebol, e que também não desenhava nada, apesar de saber tudo de humor: Bussunda, que há quatro anos saiu de campo. Justamente durante o último Mundial, evento sempre ansiosamente aguardado por ele".  


Helio de la Peña
Integrante da equipe Casseta & Planeta e torcedor de carteirinha do Tabajara Futebol Clube


O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta as exposições CRAQUES DO CARTUM NA COPA – que serão abertas ao público a partir de 2 de junho de 2010 (até 18 de julho) em São Paulo e a partir de 8 de junho (até 11 de julho) no Rio de Janeiro. Trata-se de duas exposições, com entrada franca, de artes gráficas - cartum, charge e caricatura - sobre o futebol e sua influência na cultura brasileira. Para tanto, foram selecionados onze artistas renomados da área, que cederão obras originais para a exposição.


          
  Autor: Fernandes



Dieguito, por Maurício de Souza(abaixo)

As duas exposições buscam resgatar, divulgar e promover a influência do futebol na cultura brasileira e envolverão verdadeiros mestres do traço nacional e que fizeram história junto ao futebol retratando esportistas, situações da seleção e a explosão popular nas copas do mundo. Cada um apresentará, em cada exposição, cinco trabalhos originais, já consagrados e/ou inéditos, cujo foco central será o futebol e a Copa do Mundo.

Entre eles, nada menos que Cárcamo, Chico Caruso, Dálcio Machado, Fernandes, Gustavo Duarte, Henfil, Mauricio de Sousa, Miécio Caffé, Otávio, Paulo Caruso e Ziraldo. São onze feras que fizeram e fazem a história da Copa ficar mais alegre e criativa. Os originais trarão caricaturas de jogadores antigos, charges de momentos históricos e até originais inéditos, como o personagem Dieguito que Mauricio de Sousa desenvolveu para Maradona e nunca foi publicado.

O técnico da equipe (curador) é o cartunista e jornalista JAL – José Alberto Lovetro - presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil com mais de 30 anos de carreira. “São onze super cartunistas que formam um timaço”, observa JAL. integrante. A exposição terá um catálogo completo com as imagens e trará um texto de apresentação do Hélio de la Peña - integrante da equipe Casseta & Planeta - que fala sobre o Bussunda, junto com uma ilustração do JAL feita na cobertura da Copa 2006 ao vivo pelo blog jalcartoon.nafoto.net 

Torcedor fanático do bom futebol e do humor de qualidade, figura física que chegava a se assemelhar a uma caricatura ambulante, Bussunda arrancava gargalhadas mesmo parado numa fila de banco”, nas palavras de Helio de la Peña.
A cenografia é de Jefferson Candotti. Os desenhos da torcida são do cartunista Carvall. A cenografia vai simular um campo de futebol com gramado e torcida. Os convocados pelo Dunga para a seleção principal também estarão em caricaturas (feitas por JAL) de corpo inteiro e tamanho natural para que os visitantes possam fotografar ao lado deles.

Esta exposição visa reconhecer e valorizar o talento e a criatividade de nossos artistas gráficos que, assim como o nosso futebol, são respeitados em todo o mundo.”, observa Marcelo Mendonça, diretor do CCBB São Paulo.

Para o diretor do CCBB Rio de Janeiro, Marcos Mantoan, “durante os próximos meses, o País fica voltado para a Copa do Mundo de Futebol. O CCBB, como espaço de reflexão e debate, neste momento de grande envolvimento com o esporte, oferece ao público a oportunidade de apreciar também o futebol fora do que acontece entre as quatro linhas, apresentando criações artísticas e discutindo a cultura do jogo e suas implicações".



SERVIÇO

Centro Cultural Banco do Brasil – SÃO PAULO - 01 de junho a 18 de julhoRua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo


Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br/cultura e www.twitter.com/ccbb_sp
Centro Cultural Banco do Brasil – RIO DE JANEIRO -  07de junho a 11 de julho
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro

Informações: (21) 3808-2020
www.bb.com.br/cultura  e www.twitter.com/ccbb_rj
Entrada gratuita
_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário