30 de maio de 2010

"Entre a luz e a linha"

Exposição do artista carioca Bruno Jacomino no CCBNB-Cariri articula relações entre corpo e máquina.




O Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri (rua São Pedro, 337 – Centro – fone: (88) 3512.2855) – localizado em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará – abriu a exposição individual “Entre a luz e a linha”, do artista visual carioca Bruno Jacomino, com curadoria da também carioca Beatriz Lemos, no sábado, 29.


Para realizar a exposição, Bruno Jacomino residiu nos últimos 15 dias em Juazeiro do Norte, com o objetivo de pesquisar e interagir com a cultura e a cena artística local. Por sua vez, a curadora Beatriz Lemos, antes mesmo de Jacomino chegar ao Cariri, articulou uma rede de contatos entre os artistas, teóricos e gestores artísticos locais, para que estes participassem ativamente de residência do artista carioca. Além disso, ela acompanhou os últimos dez dias da residência artística e a montagem da exposição de Bruno Jacomino. Este período de vivência no Cariri cearense foi a base conceitual dessa exposição.

Articulando relações entre corpo e máquina

Utilizando uma tecnologia improvisada, Bruno Jacomino articula relações entre corpo e máquina, para mencionar as práticas afetivas da sociedade atual. Atentando para a plasticidade de objetos eletrônicos comuns, o artista foca sua reflexão e poética na possibilidade de uma interação orgânica, onde o sujeito possa se tornar um indivíduo livre e ativo.

Suas instalações sonoras, que muitas vezes são compostas por vídeos e performances, são espaços carregados de metáforas relacionais que estimulam os demais sentidos do corpo e instigam a participação do público. Neste sentido, apresentar o trabalho de Jacomino, em uma região de tamanha singularidade como o Cariri, é uma proposta ao mesmo tempo desafiante e animadora.
A exposição é uma oportunidade de ativar pontes entre a produção já existente do artista e as influências proporcionadas por pesquisas anteriores e posteriores ao período da residência no Cariri. O intercâmbio entre artistas de diferentes contextos e realidades culturais também se torna um fator fundamental para a realização deste projeto, haja vista que Bruno Jacomino se alojou na casa de artistas da região previamente acordados com a curadora Beatriz Lemos. 


Serviço
Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri - Rua São Pedro, 337 – Centro
Fone: (88) 3512.2855) – localizado em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará
Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o próximo dia 10 de julho
Horários de visitação: terça-feira a sexta-feira e domingo, de 13h às 21h; Sábado, de 14h às 22h
________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário