9 de maio de 2010

O fim do barulho

Sistema construtivo de paredes duplas inibe propagação do som





A convivência harmônica em áreas urbanas, que incluem residências e comércios e têm os ruídos do tráfego como trilha sonora, nem sempre é fácil. A tecnologia das Paredes Duplas pode ser uma alternativa para inibir a propagação do som e garantir a tão sonhada tranqüilidade do lar.


  Falar em convivência pacífica é quase uma utopia. Basta o vizinho ligar o som alto, as crianças da escola ao lado saírem para o recreio, o barulho do tráfego ressoar, condutores impacientes acionarem a buzina ou, à noite, o bate-papo do público do bar próximo infiltrar-se pelas paredes que o respeito - ou a falta dele -, é logo questionado. Com a falta de organização do espaço urbano, considerar o isolamento acústico na hora de construir é algo necessário.
Acessível
Quem pensa que a tecnologia está fora do poder aquisitivo do cidadão comum, engana-se. Materiais densos, como o concreto, impedem que o ruído alcance o homem, pela maior resistência que o som encontra para passar através dele. Segundo o engenheiro e diretor da Sudeste®, Fabio Casagrande, um isolamento acústico bastante acessível no mercado da construção civil é o sistema construtivo de Paredes Duplas. “As Paredes Duplas conseguem reter entre 5 e 10 dB (decibéis) a mais em relação a uma parede simples de mesmo peso. De acordo com o especialista, o ideal é o uso de concreto maciço, por ser mais isolante. Casagrande conta que paredes duplas pré-fabricadas têm coeficientes de absorção muito mais eficientes do que os materiais até então considerados “acústicos”.
Para conter a acústica, é fundamental evitar qualquer porosidade na construção, já que a energia sonora atravessa fendas e outros orifícios, deixando passar a mesma quantidade de barulho que o resto da parede”, revela Casagrande. O sistema de Paredes Duplas aumentaria essa densidade de fechamento, estabelecendo conforto acústico pelo isolamento do som, esclarece o diretor da Sudeste® .
Com o aumento das construções verticais e de prédios com áreas de lazer completas é difícil pensar em tranqüilidade sem sorte. Esta última, talvez seja, para muitos condôminos, a determinante principal do sossego e do bem-estar dentro de casa. Mas não se pode esperar que vizinhos silenciosos ou que primam por não incomodar outros moradores vivam ao lado, uma vez que existe tecnologia para prevenir qualquer confronto ou constrangimento. Por isso, segundo Casagrande, a tecnologia de Paredes Duplas também é ideal para prédios de apartamentos.


Paredes Duplas Sudeste®


As paredes são desenhadas em uma fôrma por um sistema a laser, de forma automatizada, que permite a projeção de peças 100% personalizadas. Cada peça (parede ou laje) pode ter até 13,30 m x 3,20 m de comprimento e 37 cm de espessura e todas dispensam acabamentos, como massa fina. Para evitar a propagação acústica, basta adequar o material entre as paredes, de acordo com a necessidade.



Mais sobre a Sudeste
Presente no mercado da construção industrializada, de pré-fabricados, a Sudeste® traz, com exclusividade, o método construtivo das paredes duplas, uma tecnologia automatizada que está revolucionando a construção civil na Europa e Estados Unidos. As Paredes Duplas Sudeste® representam o que há de mais moderno e tecnológico na área de construção. Em uma planta de 50 mil m², na cidade de Nova Odessa, Região Metropolitana de Campinas, São Paulo, a primeira fábrica da América Latina das Paredes Duplas Sudeste® é totalmente controlada por tecnologia de ponta e programas de automação.



Para outras informações acesse http://www.sudeste.ind.br/

____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário