2 de junho de 2010

A arte no cristianismo

A obra, lançada pela Paulus, quer contribuir com aqueles que desejam conhecer o sentido e a importância da arte sacra.



 O livro é dividido em 16 capítulos que aliam texto e mais de 600 ilustrações. "Hoje os cristãos desconhecem suas raízes porque não conhecem a sua própria história, seus grandes homens e os grandes monumentos do passado. A proposta de um livro que eduque pela arte é não só informar, mas nos colocar diante de uma presença, de uma postura do ‘ser cristão’ por inteiro. A imagem desenvolve uma identidade com a qual nós nos identificamos: espírito, alma e corpo."  Cláudio Pastro.


Cláudio Pastro é  um dos mais respeitados artistas sacros da atualidade e seu novo livro A arte no cristianismo — Fundamentos, linguagem, espaço, acaba de ser lançado pela PAULUS.
A obra tem como objetivo dar fundamentos aos envolvidos na preparação do espaço litúrgico, além de contribuir com aqueles que desejam conhecer o sentido e a importância da arte sacra. Além da introdução, o livro é dividido em 16 capítulos que aliam texto e mais de 600 ilustrações com primor.
Pastro reuniu fotos, reproduções de pinturas conceituadas e estudou a caracterização estética da arte cristã em cada período da História, ajudando o leitor a compreender a relação entre arte e espiritualidade. Segundo ele, a obra é bem ampla para mostrar que a linguagem do homem e das religiões é a arte. “As palavras podem influenciar, a arte é uma presença. Há quem fale o português, o inglês, o chinês, mas arte é única, todos são capazes de compreender, ela se impõe”, afirma.
Para organizar as informações, Pastro aborda, primeiramente, o “Sagrado” construindo história com o ser humano há milênios; depois ele trata sobre a evolução do imaginário na iconografia através dos séculos e, por fim, sobre a preocupação com o espaço sagrado, local onde o Divino se manifesta.

O leitor encontrará, em mais de 300 páginas, rico conteúdo sobre as transformações da imagem de Cristo ao longo da história da arte, elucidações sobre o significado da cruz, informações sobre o surgimento do presépio, entre outras informações.

Impresso em papel couché fosco 150 g/m2, o livro apresenta impecável projeto gráfico e belíssima capa, na qual está ilustrado um detalhe de azulejo da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida (trata-se de uma cruz em alto relevo, que remete à cestaria indígena).


Sobre o artista
Cláudio Pastro á artista plástico com especialização em arte sacra. Dedica-se a projetos e construções de igrejas e capelas no Brasil e no exterior desde 1975. Realiza painéis em azulejos, mosaicos e afrescos, além de pinturas, vitrais, esculturas e ilustrações de livros. Atual responsável pela arte na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, São Paulo.

Serviço

Título: A arte no Cristianismo

Autor: Cláudio Pastro

Formato: 21,8 cm x 25,5 cm

Paginas: 332

Preço: R$ 150,00
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia
___________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário