5 de junho de 2010

Artigo:" Ilumine sua casa e contribua com o futuro do planeta"

A gerente de Produto da OSRAM no Brasil, produziu o artigo abaixo que alerta para o problema do gasto excessivo de energia em residências e sugere maneiras simples de contribuir com a proteção do meio ambiente.

* Cláudia Capello Antonelli


O desperdício de energia gera muito mais do que custos desnecessários ao bolso do consumidor: ele também causa sérios prejuízos ao meio ambiente. Nesse sentido, é importante pensar em como colaborar com a redução de gastos excessivos e essa é uma tarefa que pode ser colocada em prática facilmente. Para isso, o ponto de partida consiste em identificar os focos de desperdício e buscar alternativas mais adequadas.
Em primeiro lugar, é importante estar atento à manutenção das instalações elétricas. Consultar especialistas para revisar a fiação, por exemplo, é uma ótima idéia, já que seus conhecimentos técnicos garantem o correto funcionamento da estrutura, gerando não só economia, mas segurança.Outro ponto importante é comprar produtos economizadores de energia. Pouca gente sabe, mas a iluminação é um dos principais itens de consumo em uma residência. Sendo assim, é importante ficar atento na hora de optar pelas lâmpadas que irá utilizar. Além de qualidades básicas, como fornecimento de boa quantidade de luz, elas devem ser verdadeiras aliadas em práticas de consumo responsável.
Entre as soluções disponíveis no mercado varejista estão as lâmpadas fluorescentes compactas, que economizam até 80% de energia em relação às tradicionais incandescentes. Além disso, duram muito mais, tendo até oito mil horas de vida mediana. As novas tecnologias também representam uma ótima opção para quem quer luz de qualidade e sem desperdício.

O uso de Lamp LED, uma das mais novas invenções do mercado de iluminação, deverá crescer nos próximos anos, já que esse produto também diminui impactos em outros sentidos, como a não contaminação do meio ambiente por metais pesados. Para se ter uma ideia da alta eficiência de um Lamp LED, ele promove uma economia de até 95% de energia, com uma vida útil de até vinte e cinco mil horas.

Outra dica importante e acessível, principalmente em um país tropical como o Brasil, é aproveitar o máximo possível a luz natural. Portas, janelas, clarabóias e vitrôs são ótimos aliados na hora de usar o Sol como uma grande luminária natural. Porém, isso pode trazer complicações como o aumento do acúmulo de poeira, que diminuem a performance de luminárias artificiais, como os lustres. Então, fique atento à manutenção desses itens e não descarte a economia feita ao longo do dia.
Pintar as paredes com cores claras é uma solução que ajudará a evitar o uso de lâmpadas de alta potência, pois os tons claros refletem mais a luz. Dispositivos de presença também auxiliam quem não quer deixar cômodos vazios iluminados sem necessidade. Hoje, já é possível comprar lâmpadas inteligentes, como a lâmpada DULUX EL SENSOR que detecta a luz natural automaticamente, mantendo-se apagada durante o dia e acesa durante a noite. Essa alternativa é recomendada especialmente para áreas externas, como jardins, garagens e também para iluminação de segurança.
Por fim, não deixe de lembrar que nos próximos anos poderemos sofrer uma redução significativa da oferta de recursos naturais à nossa disposição. Isso implicará em uma mudança de atitude frente ao meio ambiente em vários sentidos. Quanto mais cedo começarmos a cuidar do planeta, por meio do consumo consciente, mais chances teremos de alcançar o desenvolvimento sustentável.

*Cláudia Celi Capello Antonelli é gerente de Produto da OSRAM. É formada em Arquitetura e Urbanismo e possui especialização em Marketing pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Sobre a OSRAM
Fundada em 1906, a multinacional alemã OSRAM é a divisão especializada em iluminação da Siemens. Presente no Brasil há mais de 85 anos, a empresa está entre as duas maiores fabricantes de lâmpadas do mundo, com um volume de vendas total de 4,0 bilhões de euros em seu ano fiscal de 2009. Os produtos com alta eficiência energética e baixo impacto ambiental já são responsáveis por mais de 66% do seu volume de vendas. Essa gigante da iluminação emprega mais de 39.000 funcionários, possui clientes em mais de 150 países e 46 fabricas em 17 nações. http://www.osram.com.br/
________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário