28 de junho de 2010

The Creators une arte e tecnologia

Começou em Nova York e pretende causar impacto: o projeto é uma iniciativa de VICE e Intel Corporation para identificar os principais artistas que ampliam as fronteiras criativas por meio da tecnologia.


                                                                  Die Antwoord

The Creators Project é um de canal de artes e cultura  inovador desenvolvido para um mundo completamente novo.



O Cubo Mágico de Muti Randolph

 Creators foi concebido para unir tecnologia e arte como ferramentas poderosas para melhorar vidas e impactar a cultura.





O projeto The Creators cria novas plataformas tecnológicas para que os artistas demonstrem seus trabalhos . A série de eventos viajará até cidades que estão na liderança da expressão artística no século XXI, incluindo Londres, São Paulo, Seul e Pequim, onde a conclusão terá uma final de três dias, com a participação de artistas e expositores de todo o globo.
O primeiro de cinco seminários globais, o evento da cidade de Nova Iorque,  contou com instalações multimídia, peças de arte, painéis de discussões, workshops e inúmeras performances ao vivo. Milhares de participantes lotaram o Milk Studios – um espaço com oito andares e 25 mil metros quadrados para exibições, juntamente com uma seção dedicada na 14th Street no Meatpacking District. Em São Paulo, a Noite de Festa para o The Creators será no dia 14 de agosto.

Convidados

Milhares participaram de uma extravagância cultural durante todo o dia, com alguns dos principais artistas do mundo em música, arte, filme, design e arquitetura.

M.I.A em Nova Iorque
Os convidados eram especiais: MIA, Interpol, Mark Ronson, Die Antwoord, Radical Friend, Muti Randolph, Patrick Jean, The Rapture, Sleigh Bells, Gang Gang Dance, Neon Indian, Salem e N.A.S.A.

                                 
 As instalações de arte e expositores incluíram o trabalho da United Visual Arts, um ótimo conjunto da Grã-Bretanha que tem produzido um portfólio com algumas das melhores instalações baseadas na tecnologia do século 21, Takeshi Murata, um artista digital que cria trechos de cor fluídos, como o Rorschach, distorção, manipulação e imagens psicodélicas, e Nick Zinner, guitarrista do Yeah Yeah Yeahs, um artista que combinou o seu trabalho fotográfico com um material composto especialmente para a exibição.

                        
                                                                                     Todas as mídias, todas as artes



      

As exibições de filmes incluíram “I’m Here” de Spike Jonze’s, uma história de amor sobre dois robôs que vivem em Los Angeles. O Ray Lei da China exibiu um silencioso curta de oito minutos chamado “The Face”, sobre uma sociedade asiática de hip-hop onde todos são estranhos, rodando as cabeças de cubo de Rubik, e a Ladj Ly da França exibiu o “Go Fast Connexion”, um “docu-ficção” sobre a cobertura inadequada da imprensa francesa sobre os maiores problemas que causaram tumultos e protestos generalizados por parte dos cidadãos franceses.
VICE e Intel também lançaram uma nova revista, criada especificamente para o evento The Creators na Cidade de Nova Iorque. É a primeira de uma série de cinco revistas que abordarão cada evento e culminarão com o lançamento de um grande livro contendo o trabalho de cada Criador.



 
Depoimentos



“A criatividade significa explorar possibilidades, quer seja quebrando a cara ou sendo guiado por um processo, e expõe você para o mundo. O Projeto The Creators permitiu que eu e outros artistas emergentes tivéssemos a chance de tentar novas idéias, de novas maneiras, ao encorajar a colaboração e o suporte ao pensamento não convencional sobre a arte e a sua audiência”. declarou Nick Zinner, do Yeah Yeah Yeahs.


“Quando eu era uma criança radical, crescendo na década de 80 em Ottawa, Canadá, havia outros 11 roqueiros punk em toda a cidade. Tínhamos que lutar contra os metaleiros e os DJs todos os dias. Quando Dead Kennedys, the Clash e os Ramones tocaram em Montreal todos nós (os 11) pegamos o ônibus... e quando encontramos a imensa multidão formada por outros punks (provavelmente 250) eu chorei, porque percebi que não estava sozinho no mundo, existia essa super-comunidade-nacional-punk e eu era parte dela. Essa semana eu tenho assistido os novos vídeos de Die Antwoord e MIA e pensado que esse é o show que eu tanto esperei assistir quando tinha 18 anos”,  contou o fundador da VICE, Shane Smith.

“Essa é uma época tão empolgante para estar envolvido com arte e tecnologia”. A criatividade que temos visto desde que o trabalho do Projeto The Creators começou não é nada menos do que alucinante, inspiradora e de cair o queixo. Os participantes são genuínos. O trabalho que eles trouxeram a nós por meio do projeto até agora é a celebração do que é possível quando suas visões encontram os bits e bytes. É mágico", declarou Deborah Conrad, chefe do departamento de marketing da Intel.



“Estimular e apoiar o enriquecimento criativo sempre foi uma parte vital do DNA da Milk e o Projeto Creators é uma prova disso. O Milk está extremamente orgulhoso por fazer parte desse evento épico que une as mais inovadoras mentes do mundo em um único lugar ao mesmo tempo(...)", afirmou Mazdack Rassi, proprietário do Milk Studios.

Portal Interativo

Milhões de indivíduos já visitaram o http://www.thecreatorsproject.com, um portal interativo e antológico que abriga uma seleção de mais de 90 vídeos, obras de arte e entrevistas originais artistas criativos de todo o globo. /
__________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário