2 de junho de 2010

Iluminação é o segredo do projeto da arquiteta Letícia Ruivo

SMS e Kasa Inteligente automatizam iluminação da “Suíte Daniela Mercury” na Casa Cor SP para criar cenas adequadas e possibilitar diversas utilizações de um mesmo ambiente.








A SMS Tecnologia Eletrônica, maior fabricante de equipamentos para energia do País, e a Kasa Inteligente, revenda especializada em soluções digitais, estão presentes na Casa Cor 2010, que acontece até 13 de julho, no Jockey Club de São Paulo. As empresas são responsáveis pelo sistema de automação de iluminação da “Suíte Daniela Mercury”, projetada pela arquiteta paulista Letícia Ruivo, que participa da mostra pelo segundo ano consecutivo.


Seguindo o tema central da 34ª edição da mostra – “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz” –a suíte criada em homenagem à cantora baiana foi inspirada no relaxamento e no aconchego. Dessa forma, em um único ambiente de 80m2, o projeto propicia momentos de descanso, revitalização e inspiração. Para isso, além de usar texturas diferenciadas – pedra, madeira, pastilha, lã, algodão, veludo e seda –, Letícia criou um layout inusitado, instalando um SPA no centro do quarto.

Diante da idéia de ampliar a utilização do ambiente, a arquiteta conta que o sistema de automação Digital Home Lighting (DHL) foi fundamental para que a suíte pudesse se transformar em um local perfeito para descansar, relaxar, ler, assistir TV etc. “As diferentes possibilidades de utilização da suíte necessitam de cenas específicas de iluminação, sempre adequadas a cada momento”, conta.

Vários cenários
Dessa forma, o sistema fornecido pela SMS foi programado com oito cenas especiais, permitindo controlar individualmente cada ambiente e adequar a iluminação para momentos como banho, descanso, alegria, relaxamento, leitura etc. “A iluminação é a alma de um projeto, pois pode valorizar ou ofuscar completamente determinados componentes e objetos de um ambiente”, garante.

Segundo Vanessa Sciorilli Malerba, gerente da área Digital Home da SMS, além de facilitar o dia-a-dia, a solução DHL ainda contribui com a economia de energia, pois permite controlar toda a iluminação a distância – por painéis LCD, controles remotos, Internet e até por smartphones.
Outra grande vantagem da solução SMS é a facilidade de instalação, que evita reformas e os consequentes resíduos e entulhos. Isso porque a linha DHL é baseada nas mais avançadas tecnologias (3G, infra-red, Wi-Fi e Zigbee), que permitem a comunicação sem fio entre os componentes, com instalações simples. Dessa forma, é possível aproveitar a infraestrutura elétrica já existente nas residências e instalar gradativamente a solução, sem transtornos no local.


Letícia Ruivo

A arquiteta paulista é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP, onde recebeu um diploma especial de honra ao mérito do CREA. Em outubro de 2004, depois de trabalhar com Marcos Tomanik, Letícia Ruivo abriu um escritório próprio e participou de importantes eventos, incluindo Mostra de Decoração Morar Mais (2005), Mostra Artefacto (2007 e 2008) e Casa Cor 2009.

SERVIÇO

CASA COR 2010

Jockey Club de São Paulo

25 de maio a 13 de julho

terças a sábados e feriados (das 12h às 21h30) – domingos (das 12h às 20h)

SMS Tecnologia Eletrônica
http://www.dhsms.com.br/
Kasa Inteligente
http://www.kasainteligente.com.br/
Letícia Ruivo de Arquitetura e Design
http://www.leticiaruivo.com.br/
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário