30 de junho de 2010

Lançamento: Design Brasil - 101 anos de história


Iniciativa inédita no Brasil, livro que reúne 400 peças e 83 profissionais será lançado neste dia 30 e vem acompanhado de exposição no Museu da Casa Brasileira. De Dumont a Campana.





              Espreguiçadeira de Oscar Niemeyer e Poltrona Irmãos Campana

O Design brasileiro, enfim, ganhará um registro de sua trajetória repleta de talentos e produção prolífica. A revista CASA CLÁUDIA lança no próximo dia 30 o livro Design Brasil - 101 Anos de História. Trata-se de um verdadeiro documento histórico que reúne pela primeira vez, em suas 336 páginas, 400 trabalhos de 83 proeminentes profissionais de nosso design, abrangendo os anos entre 1909 e 2010.

O livro, que parte de Santos Dumont até chegar aos irmãos Campana, destaca a cama Patente, considerada um marco do móvel seriado brasileiro, o momento em que o nosso mobiliário ganhou identidade, os nomes consagrados da época de ouro do design nacional (Sérgio Rodrigues, Zanine Caldas e Joaquim Tenreiro), as trajetórias dos designers mais memoráveis e as novidades que estão chegando com os criadores mais jovens.

Entre os móveis produzidos nesse século destacados em Design Brasil – 101 Anos, encontram-se as cadeiras que Lina Bo Bardi criou para a primeira sede do Museu de Arte de São Paulo e a série de móveis que o arquiteto Oscar Niemeyer assinou com sua filha Anna Maria Niemeyer.
Fazendo jus à sua importância, o livro vem em lombada quadrada e é bilíngue. Antenada com o caráter responsável do design atual, que busca sempre incutir em seus trabalhos soluções sustentáveis, a publicação conta com o selo FSC, do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal: em suas páginas foi usada tinta à base de soja e papel proveniente de floresta certificada.

 

            Cama patente, de Celso Martinez Carrera e Cadeira de 3 pés, de Joaquim Tenreiro

 A festa de lançamento de Design Brasil – 101 Anos, em 6 de julho no Museu da Casa Brasileira, também marca a estreia de uma exposição que será abrigada no local. Em cartaz até 8 de agosto, traz 50 peças que ilustram a trajetória do design brasileiro, como a Cama Patente (1915), de Celso Matinez Carrera; o Revisteiro Leque (1928), de Gregori Warchavchik, a Cadeira 3 pés (1947), de Joaquim Tenreiro; o Bar Z (1950), de Zanine Caldas; a Espreguiçadeira (1977), de Oscar Niemeyer; a Poltrona Vermelha (1993), dos Irmãos Campana; e a Poltrona Pequi (1998), de Hugo França.

Serviço

Livro: Design Brasil - 101 anos de História
Autor: Pedro Ariel

Editora: Abril

Preço: R$90,00

Exposição: Design Brasil - 101 anos de História

Data: 06/07 a 08/08

Local: Museu da Casa Brasileira

Endereço: R. Faria Lima, 2705, São Paulo-SP

Preço: gratuito
Fotos para ilustração
Foto cama patente: http://www.casadevalentina.com.br/
____________________________________________________

Um comentário: