28 de junho de 2010

Mega Artesanal 2010

São Paulo é, a partir desta terça-feira, a capital das artes e técnicas de artesanato do país. Tudo para quem gosta, faz artesanato ou quer aprender como hobby ou meio de vida.






 Começa nesta terça-feira, 29 de junho e vai até domingo, 4 de julho, de 2010, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a Mega Artesanal 2010. Em uma área de 33 mil m2 estarão reunidos cerca de trezentos expositores entre representantes da indústria, do comércio, artesãos, ateliês e editoras do mercado de artesanato, que vão mostrar e vender insumos, acessórios, ferramentas, produtos acabados, enfim, tudo para quem gosta de artes manuais, faz artesanato ou quer entrar para o universo de 8,5 milhões de brasileiros que já vivem do artesanato e que, segundo o IBGE, respondem por 2,5% do PIB do País.
 O dia 29 é apenas para lojistas, a partir do dia 30, a Mega Artesanal é aberta ao público em geral.

Exposições
A Mega Artesanal também terá exposições, como a Mostra de Pintura em Seda, de Iracy e Carla Ferreira, a Exposição Pintando São Paulo a lápis, de Marcelo Senna, exposição de origami, com curadoria de Mari Kanegae e exposição de oshibana (arte de desidratar/prensar flores), além de uma homenagem ao artista multimídia Rolando Boldrin.
Entre os expositores estão Acrilex, Casa da Arte, Condor, Editora Online e Gato Preto, além de artesãos renomados como Peter Paiva, reconhecido pelas essências e formas de seus sabonetes artesanais. Como nas edições anteriores, os milhares de cursos gratuitos ministrados diariamente pelos expositores devem ser a grande atração para os 110 mil visitantes que são esperados. São cursos de reciclagem – para os profissionais que já estão no mercado – ou de iniciação no trabalho artesanal.

Entre os produtos manuais há bonecas, bolsas e nécessaires de tecido, colares em fuxico, pesos de porta e outros produtos em patchwork para copa e cozinha, enxovais bordados, decoração de natal e até bebês que parecem de verdade feitos com a técnica norte-americana, reborn.

A grife DASPRE, de produtos artesanais feitos por detentas do Estado de São Paulo também estará na feira. A DASPRE, iniciativa da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – FUNAP – que planeja, desenvolve e avalia programas sociais para as pessoas recolhidas nas unidades prisionais do Estado de São Paulo, irá vender cintos, colares bolsas, sacolas, caixas de chá, colcha em patchwork e outros trabalhos em lã, linha e crochê.

O mercado ecologicamente correto também terá seu lugar garantido na Mega Artesanal, com uma mostra de latonagem. Outros estandes terão produtos feitos de sucata e materiais recicláveis, como ecobags, feitas de retalhos; almofadas, puf, revisteiros, luminárias, tapetes, capachos e jogos americanos feitos de palha de banana; flores, cestas e vasos feitos de palha de milho, além de vários colares, brincos, bolsas e pulseiras feitos com materiais que seriam jogados no lixo, como a garrafa pet.


Serviço:

Mega Artesanal 2010

Data: 29 de junho (dia do lojista)

De 30 de junho a 04 de julho (aberto ao público em geral)

Local: Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo / SP

Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km. 1,5

Ingresso: R$ 10,00

Proibida a entrada de menores de 12 anos

Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos

Mais informações: http://www.megaartesanal.com.br/
Sobre a WR São Paulo, Feiras e Congressos: http://www.wrsaopaulo.com.br/
_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário