12 de junho de 2010

Para não dizer que não falei de amor...

Ao longo da história, artistas procuraram a melhor forma para criar, pintar, falar, esculpir o amor... 


Estátua de Cupido e Psique esculpida pelo italiano Antonio Canova (Treviso, 1757 - Veneza, 1822) hoje no Museu do Louvre, Paris. Esta é uma das mais populares e apreciadas obras do grande escultor, um exemplo do gosto neoclássico. Foi feita de mármore Carrara branco polido.


 

 "Vênus, Cupido e Tempo - uma alegoria da luxúria", 1540-45. De Agnolo Bronzino, um  pintor do século XVI, a obra é um exemplo do Maneirismo.


                                       
 Cupido segura o espelho para Venus." La venus del espejo" é uma pintura de Diego Velázquez (1599-1660) que se encontra na National Gallery em Londres, onde é exibida como The Toilet of Venus.   
_________________________________________________

Livro:
Caso de amor como obra de arte

Correspondência de famosos como Benjamin Constant e Mme. de Staël e entre Marcel Proust e Jeanne Pouquet são alguns exemplos.
O caso de amor como obra de arte, do americano Dan Hofstadter mostra em que a correspondência entre homens e mulheres pode se transformar em boas narrativas. O autor enumera bilhetes escritos às pressas, telegramas, confissões e cartas, reconstituindo romances como os de Benjamin Constant e Mme. de Staël, o escritor Chateaubriand e Juliette de Récamier, George Sand e o poeta Alfred de Musset, Anatole France e sua amante Léontine de Caillavet, Marcel Proust e Jeanne Pouquet.

Serviço
O caso de amor como obra de arte
Dan Hofstadter
Editora Record
Ensaio 320 páginas
ISBN: 850104668X

Pesquisas
www.arte-click.it/
http://arteuniversal-pesquisaromeo.arteblog.com.br/
Museus Capitolinos são um conjunto de palácios romanos que abrigam uma vasta importantíssima coleção de obras de arte. Localizam-se, salvo um prédio anexo, no topo da colina do Capitólio, em torno da praça redesenhada por Michelangelo em 1536, e reconstruída ao longo de 400 anos
_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário