29 de julho de 2010

Conheça o papel do agente literário


Serviço ainda desconhecido para grande parte dos autores, o agente apresenta o original do autor às editoras que possuem o perfil editorial adequado à obra e aumenta assim a chance de publicação e de sucesso de vendas.




Com mais de 60 livros publicados em editoras nacionais e internacionais, a agente literária Alessandra Pires, que há mais de 14 anos atua no mercado literário, com passagem em editoras e na CBL - Câmara Brasileira do Livro e conhecendo de perto as reais necessidades desse quase impermeável mercado, comemora sete anos de atuação da empresa O Agente Literário, serviço ainda desconhecido para grande parte dos autores.
Com um sólido conhecimento e estreito relacionamento no mercado, apresenta o original do autor às editoras que possuem o perfil editorial adequado à obra, aumenta assim a chance de publicação e de sucesso de vendas.
A empresa presta serviços que sugerem alguns retoques no texto para que o original se encaixe a um certo perfil editorial. A equipe de colaboradores qualificados são selecionados por experiência e vivencia de mercado editorial e a empresa cuida da negociação dos direitos autorais, contratos de edição, acompanhamento de vendas e dicas de divulgação:
"O autor iniciante quando escreve uma obra, está distante da realidade do mercado e às vezes ele mesmo tem que bancar sua própria edição. Nós temos uma equipe de colaboradores que facilita todo esse processo. Muitos dos livros que consegui publicar foram antes ajustados dentro das exigências e expectativas editoriais, pois muitos escritores não têm uma noção clara do gênero e sua função como produto literário", afirma Alessandra Pires.
Em um escasso mercado de profissionais com esse perfil, a grande maioria descobre o agenciamento literário graças ao site oagenteliterario.com.br onde disponibiliza vários serviços para o autor, que abrange desde a leitura crítica de uma obra à divulgação da mesma após lançada. Esse modelo de negócio só foi possível depois de muita experiência internacional da agente angariada na Frankfurt Book Fair e na Feria Internacional del Libro de Guadalajara.
O Agente Literário trabalha com todos os gêneros literários, de acordo com a demanda e tendência do mercado atual e com autores também iniciantes. Seus autores estão publicados por editoras como, Rocco, DCL, WMF Martins Fontes, Planeta, Matrix, Alaúde, Paulinas, Record, Best Seller, Roca, Peirópolis, Cortez, Panda Books, Berledis & Vecchia e Summus.
 
Sobre Alessandra Pires:
Com passagem por editoras do Brasil, sempre atuando na área de Marketing, Trabalhou na Editora Best Seller e na Editora Gente. Experiência também no varejo, atuando como Gerente de Produto do departamento de livros de uma importante loja virtual e também de uma distribuidora de livros.
Durante dois anos foi Gerente de Marketing da Câmara Brasileira do Livro, onde conheceu de perto as reais necessidades do mercado e dos autores. Foi responsável pela exposição brasileira nas principais Feiras Internacionais do Livro, a Frankfurt Book Fair e a Feria Internacional del Libro de Guadalajara, além da organização do maior prêmio literário brasileiro, o Prêmio Jabuti. Também teve participação nas principais “Bienais” e feiras de livro no Brasil e no exterior, desenvolvendo assim um ótimo networking no setor.
Cursou faculdade de Comunicação Social - Publicidade e pós-graduação em Marketing.

Conheça alguns serviços prestados:
  • Agenciamento Literário
Fazemos a ponte entre o autor e a editora, ou seja, buscamos a editora adequada ao perfil da obra e do autor que aceitamos representar.
Providenciamos o envio dos originais para as editoras e monitoramos o andamento de todo o processo até a contratação da obra, como também assessoramos juridicamente no momento da assinatura do contrato de edição.
  • Leitura Crítica
Analisamos a obra já escrita, ou seja, a mesma passará por uma avaliação de um profissional e fornecemos um relatório de leitura crítica sobre o texto, serão observadas as técnicas da narrativa, a oralidade, adequação ao público-leitor, criatividade e potencial de publicação. Serão apontados os pontos e fracos e fortes da obra, além de comentários do leitor crítico e sugestões de forma geral. Esse profissional é o mesmo contratado pelas editoras para leitura e avaliação dos originais recebidos, o parecerista crítico.
  • Coaching Literário (personal publisher)
Após uma avaliação prévia da obra, orientamos o autor a desenvolver seu livro conforme as exigências do mercado, ou mesmo sugestões apontadas no relatório de leitura crítica. Neste caso a redação da obra é de responsabilidade do autor, ele apenas será assessorado no decorrer do desenvolvimento, ou ajuste, do seu livro.
  • Assessoria Editorial
Auxiliamos o autor no aperfeiçoamento de seu texto, bem como na criação de uma obra literária. O livro pode estar ainda em fase inicial, ou apenas em projeto, como também poderá estar finalizado e necessitando de um trabalho de edição (preparação de texto), ou até mesmo de um ghost writer. Para isso, há necessidade de uma avaliação prévia da obra ou do projeto editorial.
  • Divulgação / Assessoria de Imprensa
Desenvolvemos a estratégia para divulgar o livro (publicado) e o autor na mídia jornalística, como fontes de informação. O serviço permite construir a imagem do escritor, buscando espaços de entrevistas e reportagens. A partir do tema do livro, tratamos da sistematização do envio de textos informativos e sugestões de abordagem do assunto. Tudo isso direcionado aos veículos e jornalistas realmente ligados à temática e, assim, atingindo o leitor alvo.

O Agente LiterárioEmail: info@oagenteliterario.com.br
Tel: 11 3675-8347
www.oagenteliterario.com.br
__________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário