29 de julho de 2010

Exposição: "Poeta de alma, joalheiro de profissão"

Uma homenagem ao mestre joalheiro Salvador Francisco Neto, um dos mais antigos e respeitados joalheiros do Brasil, com curadoria de Mariana Magtaz


Colar de titâneo com penas naturais e de ouro

A Escola Arte Metal, principal escola de gemologia e joalheria do Brasil, localizada no bairro da Vila Madalena, em São Paulo abre Exposição “Salvador Francisco Neto – Poeta de alma, joalheiro de profissão”, no dia 08 de agosto,às 20 horas.



Uma homenagem ao mestre joalheiro Salvador Francisco Neto, um dos mais antigos e respeitados joalheiros do Brasil, a mostra será aberta ao público apenas de 13 a 29 de agosto. Com curadoria de Mariana Magtaz, uma das pouquíssimas brasileiras a possuir certificação internacional em gemologia pelo Gemolical Institute of America e ser membro da American Society of Jewelry Historians, a exposição reúne peças legítimas, feitas em diferentes períodos, que simbolizam a trajetória de mais de 50 anos de atividade do expert.
Joalheiro de profissão e poeta de alma, Salvador Francisco Neto, hoje aos 65 anos, trabalha com jóias desde 1956 e aprendeu o ofício com seu pai, mas descobriu sua vocação muito antes, quando ainda criança ao substituir a pedra do anel de sua mãe, quebrada, por um grão de feijão.
Desde então, a natureza e os seus elementos têm sido sua fonte de inspiração, combinando materiais inusitados na criação de peças surpreendentes e cheias de encantamento. A maioria de suas jóias é feita com aço inox e titânio porque prefere valorizar a arte, e não o material.
Reconhecido e chamado de Mestre pelos profissionais da área, Salvador ensina atualmente na Escola Arte Metal, na Vila Madalena. Foi professor da primeira escola de joalheria de São Paulo - a “Escola Nova” -, fundada em 1982 e, desde então, vem formando novos talentos, transmitindo conceitos de arte e diferentes técnicas na elaboração de jóias. 
Salvador participou de inúmeras exposições individuais e coletivas em todos os museus de São Paulo, com destaque para "Jóia Contemporânea Brasileira" (Museu da Casa Brasileira - 1980), "45º Salão Paulista de Belas Artes" (Museu da Imagem e do Som - 1982), "1ª Mostra dos Artistas Plásticos Joalheiros Paulistas" (Pinacoteca do Estado – SP, 1982) e MuBE - Museu Brasileiro da Escultura, em 2004.

Serviço Exposição:
 “Salvador Francisco Neto – Poeta de alma, joalheiro de profissão”
Data e Horário: COQUETEL de abertura – 12/08 – às 20h.
Para o público: De 13 a 29 de agosto, das 10h às 19h – de segunda a sábado
Local: Galeria da Escola Arte Metal – Rua Madalena, 223 – Vila Madalena
 Informações: Tel.: (11) 3814-5658
_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário