22 de julho de 2010

A importância do designer gráfico para as empresas


A comunicação visual é uma das estratégias para as empresas que querem se destacar no mercado. O designer é responsável pela identidade visual e, portanto, pela maior visibilidade do cliente.
 
Imagem divulgação 


Sabe aquela embalagem que lhe atrai no supermercado, o site dinâmico, atraente e completo, aquele folder que chama atenção? Todos esses trabalhos de comunicação visual são desenvolvidos pelo designer gráfico. As empresas que contam com a ajuda desse profissional especializado garantem mais visibilidade nas peças de divulgação de seus negócios e aumentam consideravelmente a identificação de sua marca pelo público-alvo. 
Creio que somente um profissional qualificado poderá, de forma eficaz, transformar conceitos abstratos e produtos físicos em linguagem visual, visando a comunicação estratégica de uma marca.”, explica Ed Coelho, publicitário e designer da LINK Portal da Comunicação. “A comunicação visual é necessária para manter a unidade no diálogo com o público e facilitar a identificação da empresa em diversos meios de informação”, completa. 
De acordo com o profissional que já atendeu clientes como, AudioVision, revista Bakári, MR Consultoria,  Control Service e MG Comunicação Visual, “O planejamento é fundamental para atingir os objetivos pretendidos para as peças gráficas. Por isso o apoio de um profissional gabaritado é de extrema importância para evitar que se ocorram erros”, diz Coelho. 
O designer é responsável por toda reformulação e identidade visual das empresas: do logotipo, passando pela papelaria, uniformes, fachadas, além da concepção do site, elaboração de e-mail marketing e newsletters e também da comunicação interna voltada a colaboradores. 
Com a concorrência mercadológica cada vez mais acirrada, hoje, empresas que não se preocupam com sua padronização visual correm o risco de ficarem esquecidas por seus consumidores. Ter uma imagem institucional definida é o primeiro passo para a organização ter visibilidade no mercado. Para isso é fundamental um planejamento preliminar, capaz de avaliar as necessidades e os objetivos que a instituição pretende atingir, para colocar as ações em prática.  
Se o objetivo é aumentar vendas, com o advento da Internet, umas das maneiras mais eficientes, atualmente, é o envio de e-mail marketing para clientes cadastrados. Nesse aspecto, a criação de uma arte atrativa deve gerar interesse a quem recebe a mensagem. Se a intenção é melhorar a comunicação interna, boletins informativos impressos ou eletrônicos podem ser a saída. No caso da comunicação externa, além dos anúncios promocionais, é imprescindível que a organização elabore folders dos produtos e seu perfil institucional. “
Para Ed, muitos profissionais se baseiam unicamente no briefing passado pelo cliente, isso é compreensível, já que é exatamente isso que o contratante quer. Mas essa profissão é norteada pela criatividade, portanto, o desafio é ir além do que o cliente pede. É surpreendê-lo, é enxergar a fonte de oportunidades que o produto ou serviço oferece. “O designer não deve focar só no que foi pedido, mas sim naquilo que o cliente necessita como solução”, afirma. 
Para saber mais sobre Artes Visuais, acesse o site www.linkportal.com.br

__________________________________________________________________
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário