21 de julho de 2010

"!sso não é normal"!


Webcitizen  traz a problemática das mudanças climáticas e seus impactos locais para a web.







O conteúdo interativo foi desenvolvido em parceria com o coletivo de fotografia Cia de Foto, e contou com os apoios do governo britânico e do Grupo Estado.
O objetivo do site é fazer discussões que ninguém está fazendo sobre a cidade de São Paulo. Como livrar-se da dependência do carro? Como renaturalizar a cidade? Como viver bem aqui? Como criar uma cidade acolhedora, divertida, rica em experiências, bonita, segura?
O foco não é falar apenas com “ambientalistas”, mas se dirigir a todos os paulistanos que querem gostar da cidade. 
O projeto teve o apoio do governo britânico, que tem investido em produzir e difundir informações sobre mudanças climáticas. Outro parceiro foi o Estadao.com, que está veiculando o conteúdo. 
Há uma aposta na diversidade de abordagens: um vídeo que ajuda a entender a lógica da cidade; um mapa interativo no qual você pode descobrir os rios que um dia correram por São Paulo; um ensaio fotográfico mapeando os riscos que corremos; um infográfico que conta os caminhos do lixo na cidade; além de entrevistas e ideias ousadas e realistas de como transformar São Paulo em um outro tipo de cidade.
A WebCitizen já está trabalhando na segunda edição do !sso Não É Normal, que vai tratar da região Sul. A terceira edição será sobre a região Nordeste.

Poeira sobre São Paulo
O ar de São Paulo é cada vez mais poeirento, áspero, poluído, sujo. As chuvas são cada vez mais violentas e a aguaceira descendo as ladeiras da cidade é cada vez mais destrutiva e mortal. As enchentes são cada vez mais perturbadoras, às vezes levando mais de um mês para a água sair das casas. Tudo isso é reflexo da maneira como ocupamos a cidade. E tudo isso está ficando pior por causa das mudanças climáticas, que já começaram a acontecer, e que não afetam apenas ursos polares e geleiras no Himalaia – afetam, e muito, São Paulo”. afirma Denis Russo Burgierman, coordenador de informação da Webcitizen. Para ele, “precisamos aprender a conviver com essas mudanças climáticas. E precisamos descobrir um jeito diferente de viver na cidade para não sofrermos tanto com elas”.

Sobre a Webcitizen
A WebCitizen tem como foco o emprego de tecnologias digitais para a criação de canais de participação, trazendo mais abertura, transparência e democracia para a administração pública, promovendo um diálogo público colaborativo, um senso de comunidade acessível e significativo, e em uma última análise, ajudando a criar um mundo melhor. 
A proposta da Webcitizen é estimular o engajamento cívico e aproximar os cidadãos entre si, e com os seus governos. Entre seus projetos, destacam-se o TEDxSP, versão nacional do TED, maior evento de inovação do mundo; o Busk, rede social que simplifica, organiza e estimula o acesso ao conhecimento; e o Vote na Web, portal que  permite que os visitantes acompanhem os Projetos de Lei apresentados no Congresso Nacional e votem - simbolicamente - contra ou a favor deles. 
http://www.issonaoenormal.com.br
 ______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário