7 de julho de 2010

Por uma Copa Verde

Regata ecológica terá como destaque as velas dos barcos com mensagens que mesclam bordões do mundo do futebol com dicas ambientais.







Bordões do futebol para mostrar a cara da Copa 2014 com jovens da Vento em Popa
No dia em que acontece a o primeiro evento oficial da Fifa para a Copa 2014 em Johanesburgo, barcos conduzidos por jovens da ONG Vento em Popa vão velejar pela represa Billings, zona sul de São Paulo, em defesa de uma Copa Verde no Brasil em 2014.
Marcada para 8 de julho, dia em que o mundo passa a buscar mais informações sobre o país que sediará o próximo mundial de futebol, a regata ecológica terá como destaque as velas dos barcos, com mensagens que mesclam bordões do mundo do futebol com dicas ambientais, tais como: Vire o jogo, utilize a água da chuva e Não prorrogue o tempo do seu banho. São os Dez Mandamentos para uma Copa Verde.
Promovido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e Engenharia) e pela H2C Consultoria Ambiental, a regata terá início pela manhã, a partir das 10h30, com uma campanha educativa inédita sobre a importância de uma mudança de hábito de consumo ligado ao meio ambiente, para estudantes de escolas públicas, com idades entre 7 e 11 anos.  “Nosso maior objetivo é alertar para o fato de que o Brasil deve se preparar também na área ambiental para receber, daqui a quatro anos, o principal evento esportivo do mundo”, destaca João Alberto Viol, presidente do Sinaenco.
Após as palestras, as crianças farão um tour pela represa em uma chalana; ao longo do passeio, monitores especializados mostrarão os problemas (desmatamento, ocupação irregular, lançamento clandestino de esgotos, assoreamento, lixo, entre outros) às margens da Billings e as formas de resolvê-los, contribuindo assim com a conscientização ambiental.
Assim como na Copa da África do Sul que sofreu com apagões durante o evento, o Brasil corre risco de ter problemas semelhantes em algumas regiões com relação à falta de água. Para que isso não ocorra, é preciso realizar uma enorme campanha na mídia para mudança de hábito no consumo de água dos brasileiros, um dos maiores desperdiçadores do mundo.” alerta Paulo Costa, especialista em Uso Racional da Água.
O Sinaenco aproveitará o encontro para divulgar a Carta Verde, com recomendações para que o Brasil possa realizar um Mundial sustentável em 2014. A carta foi elaborada a partir do evento 2010-2014 - 4 anos para uma Copa Verde, que aconteceu em São Paulo, na Semana do Meio Ambiente, com a presença de mais de cem pessoas, entre empresários, arquitetos, engenheiros, imprensa e autoridades públicas.
Ao final da barqueata, as crianças plantarão 14 mudas de pau-brasil, simbolizando a esperança de que nosso país realize, de fato, uma “Copa Verde” em 2014.

Serviço
Barqueata por uma Copa Verde
Local: Acampamento do Instituto de Engenharia de São Paulo – km 25,5 da estrada Pedreira Alvarenga – São Bernardo do Campo (entrada no km 20 da Rodovia Imigrantes).
Horário: a partir das 10h30
____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário