1 de julho de 2010

Tudo sobre e para artesanato


Novidades da indústria, ateliês e cursos de técnicas de artes e artesanato marcaram o primeiro dia da Mega Artesanal 2010.




Começou na terça-feira, dia 29 de junho, e vai até domingo, dia 4 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a décima edição da Mega Artesanal, maior feira de artes e técnicas para artesanato do Brasil. A Feira reúne 300 expositores – entre fabricantes, lojas, ateliês e artesãos – e mostra o aquecimento de um setor que corresponde atualmente a 2,5% do PIB nacional e com 8,5 milhões de trabalhadores que vivem da arte e do artesanato.

Em mais de 30 mil m² há de tudo para quem gosta ou faz artesanato por hobby, terapia ou fonte de renda: matérias-primas, equipamentos, ferramentas, técnicas, processos, insumos, serviços, produtos acabados, enfim, tudo para artesanato. Um dos pontos fortes da Mega Artesanal é a oferta de cursos gratuitos. São milhares por dia. 

Para se ter ideia, apenas no estande de um expositor – a Acrilex – e apenas no primeiro dia, foram oferecidos mil cursos. Considerando que a Mega Artesanal vai até domingo, só a Acrilex deve ensinar 5 mil pessoas a pintarem desde um pano de copa até uma caixa de madeira. E no final da aula, o aluno leva para casa a peça acabada.

Para atender aos 110 mil visitantes esperados (ano passado o público foi de 100 mil), a Mega Artesanal está dividida em três áreas: Pátio da Indústria, Paço do Comércio e Praça do Artesão.

NPátio da Indústria ficam os fabricantes de produtos, matérias-primas e serviços: tintas, colas, madeira, tecidos, lãs, papéis, resinas, pincéis, máquinas de costura e bordado, cursos, etc. É no Pátio da Indústria que grandes empresas, como Acrilex, Condor, Gato Preto e Círculo, por exemplo, mostram suas novidades para o setor.
O Paço do Comércio é para as lojas e ateliês mostrarem trabalhos como patchwork, scrapbooking, decoupage, pintura em tecido, pintura country, artefatos em madeira, cerâmica, tricô e crochê, bordados, bonecas de pano, velas, sabonetes, bijuterias, biscuit, papéis especiais e reciclados, tear e fibras naturais, cupcakes e bolos ornamentais feitos de biscuit.  
A Praça do Artesão é o espaço onde os profissionais mostrarão suas técnicas e produtos, resultado da influência de várias culturas e da combinação de diferentes materiais. São bonecas de pano, bijuterias e peças de decoração em vidro fundido pintados à mão, flores feitas de conchas, búzios e escamas de peixe, colares feitos com pedras brasileiras e aço, ecobags, caixas de madeiras decoradas e outras opções, todas confeccionadas de forma artesanal.
Exposições também fazem parte da Mega Artesanal 2010, entre elas a mostra Pintando São Paulo a lápis, de Marcelo Senna, com quadros de paisagens da cidade feitos a lápis, uma mostra de oshibana, milenar técnica de artesanato com flores desidratadas e prensadas, uma exposição de origami com uma escola de samba – da comissão de frente aos garis – com 20m de comprimento, uma exposição de artesanatos feitos somente com material reciclável entre outras atrações.
Serviço:
Mega Artesanal 2010
Data: 29 de junho (dia do lojista)
De 30 de junho a 04 de julho (aberto ao público em geral)
Local: Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo / SP
Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km. 1,5
Horário: 29 de junho, das 11h às 19h (Dia especial para lojistas)
    30 de junho a 3 de julho, das 11h às 19h; dia 4 de julho, das 11h às 17h
Ingresso: R$ 10,00
Proibida a entrada de menores de 12 anos
Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos
Patrocínio: Acrilex, Casa da Arte, Condor, Editora On line e Gato Preto
Mais informaçõeswww.megaartesanal.com.br

Sobre a WR São Paulo, Feiras e Congressos – Com mais de 15 anos e sede em São Paulo, promove e organiza feiras e eventos em âmbito nacional e internacional, e tanto próprios, como a Brazil Patchwork Show, Brazil Scrapbooking Show e Mega Artesanal, como para terceiros, como a Rio Artes Manuais e o Congresso Internacional de Produtos de Madeira, entre outros. Mais informações: www.wrsaopaulo.com.br
_________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário