29 de agosto de 2010

6º PRÊMIO BRAVO ANUNCIA OS SEIS INDICADOS A ARTISTA DO ANO

 Maria Bethânia, Antunes Filho, Paulo José, os gemeos, Manoel de Barros e Fábio Zanon concorrem pelo voto popular que definirá o Artista Bradesco Prime 2010.


O corpo de jurados da sexta edição do Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura divulgou, por meio do site do concurso, os seis indicados para a categoria Artista Bradesco Prime de 2010. São eles: a cantora Maria Bethânia, o ator Paulo José, o diretor de teatro Antunes Filho, o violonista Fábio Zanon, o coletivo de grafite osgemeos, formado pelos grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo, e o poeta Manoel de Barros.

A escolha do melhor artista da recente produção cultural brasileira ficará a cargo dos internautas, que podem votar acessando a página do prêmio na internet (bravonline.abril.com.br/premio-bravo) até 1º/10. O vencedor será conhecido na Sala São Paulo, onde os outros expoentes nas áreas de literatura, artes plásticas, cinema, música, teatro, dança — além da nova categoria Arte e Cultura Digital — receberão a estatueta na cerimônia de 25 de outubro. A noite homenageia a vida e obra do grande poeta e sambista da Vila Isabel, Noel Rosa, que em 2010 completaria 100 anos.

Confira abaixo o perfil e as últimas realizações dos candidatos à categoria Artista Bradesco Prime de 2010:

Mais de 30 álbuns e 47 anos depois de arrebatar o Brasil em 1965 com sua rendições de Carcará e De ManhãMaria Bethânia é a segunda cantora brasileira que mais discos vendeu, atrás apenas de Xuxa. Em 2009, lançou os álbuns Encanteria e Tua, que trazem cada um onze composições inéditas e tratam, respectivamente, dos temas do misticismo e do amor. (Foto: Gabriel Rinaldi).
Apesar de combater há 17 anos o mal de Parkinson que lhe prejudica os movimentos, o ator e diretor Paulo José não vê empecilhos para embarcar em novos projetos. Em 2010, ficou meses em cartaz com Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar, peça que dirigiu e em que atuava com uma de suas filhas, Ana Kutner. Também protagoniza Quincas Berro D’Água, filme de Sérgio Machado baseado no livro de Jorge Amado, e em 2011 volta às telas no filme O Palhaço, segundo longa-metragem dirigido por Selton Mello.





Aos 80 anos de idade, o diretor de teatro Antunes Filho produz sem descanso. No último ano, levou aos palcos três peças: A Falecida Vapt-VuptPolicarpo Quaresma eLamartine Babo – sendo esta última sua primeira incursão pela dramaturgia. Por meio do trabalho teatral iniciado com a criação do Grupo Arte Pau Brasil em 1978, Antunes Filho já formou diversas gerações de atores com o método que desenvolveu.



Maior violonista erudito do país, Fábio Zanon lançou neste ano no Brasil seu quarto CD,Villa-Lobos – Obras Completas para Violão Solo, que gravou em 1997 por um pequeno selo norte-americano. Em julho deste ano, arrebatou o público do 41º Festival Internacional de Campos do Jordão executando composições de Fernando Sor, Moreno Torroba e Radamés Gnattali. Paulista de Jundiaí, Zanon destacou-se internacionalmente em 1996, quando ficou em primeiro lugar no 30º Concurso Francisco Tárrega e no 14º Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA).


                                  
  — Em 2009, os irmãos gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo (mais conhecidos pelo nome coletivo de osgemeos) criaram o cartaz da 33ª Mostra Internacional de Cinema, ao mesmo tempo em que a exposição Vertigem chegava ao Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo, depois de passar por Curitiba e Rio de Janeiro. Pelos muros do Cambuci, bairro onde cresceram, osgemeos espalharam seus bonecos amarelos de nariz grande, conquistando toda a cidade e, posteriormente, mirando o mundo — no começo dos anos 2000, fizeram exposições na Alemanha, Estados Unidos e França, entre outros países.




Vencedor do prêmio Jabuti de 1989 e em 2002, arrebatando respectivamente os troféus de poesia com O Guardador de Águas e de livro de ficção com O Fazedor de AmanhecerManoel de Barros lançou em 2010 sua poesia completa, e o diretor Pedro Cezar filmou sua “desbiografia” autorizada no documentário Só Dez Por Cento é Mentira.
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário