1 de setembro de 2010

Arquitetura Inclusiva é tema de encontro


Um dos mais conceituados autores sobre desenho universal no mundo, Wolfgang Preiser, será um dos palestrantes.

São Paulo, agosto de 2010 – Já estão abertas as inscrições para a 2ª Jornada de Arquitetura Inclusiva e Desenho Universal: Sustentabilidade social das edificações, promovida pelo Instituto Brasil Acessível (IBA) em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA). O evento que reunirá arquitetos, engenheiros e urbanistas, entre outros profissionais, tem como objetivo discutir a concepção de edificações dentro do conceito da arquitetura inclusiva, considerando de forma integrada as necessidades dos usuários e as tendências do mercado imobiliário.
 “Nossa intenção é, com mais essa iniciativa, sensibilizar os profissionais da construção para que atentem para as questões da Arquitetura Inclusiva”, explica Sandra Perito, presidente do IBA, “de modo a tornar mais segura e confortável a vida de todas as pessoas que utilizam os espaços, considerando a diversidade de capacidade física, sensorial e mental“. De acordo com informações do IBA, um projeto concebido de forma universal sofre acréscimo de 1% no valor da obra, enquanto que, se precisar ser adequado depois de construído, esse valor poderá alcançar 25%.
Especialistas brasileiros e internacionais estarão reunidos em palestras e debates, ressaltando que a acessibilidade cria oportunidades profissionais e de negócios para o setor da construção civil. Um dos destaques da programação é a palestra com o arquiteto Wolfgang Preiser, da Faculdade de Design, Arquitetura, Arte e Planejamento da Universidade de Cincinnati – EUA, sobre O Design Universal na Escala Urbana.
Paralelamente às plenárias, haverá uma Mostra de produtos inclusivos a fim de divulgar produtos que atendam às características universais de uso, pois de acordo com enquete realizada pelo IBDA, profissionais têm dificuldades para identificar e encontrar produtos universais.
Podem se inscrever Arquitetos, engenheiros, incorporadores, construtores, estudantes das áreas e interessados pelo assunto pelo site www.arquiteturainclusiva.com.br
Sobre o Instituto Brasil Acessível
O Instituto Brasil Acessível (IBA) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cuja missão é promover a inclusão social por meio do ambiente construído, com atuação direcionada à promoção da educação, do desenvolvimento econômico e social e combate à exclusão, contribuindo para a integração dos indivíduos na plena cidadania. Sandra Perito é presidente do Instituto Brasil Acessível, arquiteta, doutora pela Universidade de São Paulo na aplicação de arquitetura inclusiva.
Serviço:
Data: 11 e 12 de novembro de 2010.
Horário: das 8h às 19h.
Local: Hotel Matsubara.
Endereço: Rua Cel. Oscar Porto, 836 - Paraíso - São Paulo - Localizado próximo da Avenida Paulista e paralela à Avenida 23 de Maio.
________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário