12 de agosto de 2010

Coleção Pirelli/MASP de Fotografia – 18ª Edição

Edição 2010 contempla produção do Pará e Bahia e homenageia os fotógrafos Luiz Hossaka e George Leary Love. Começa nesta quinta-feira (12).

De 12 de agosto, quinta-feira, a 3 de outubro, domingo, no MASP





Em sua nova edição, mostra criada há 20 anos traz 70 imagens de 20 fotógrafos de diferentes regiões do país e destaca a produção de cinco artistas do Pará e quatro da Bahia, indicados pelos consultores convidados Luiz Braga e Aristides Alves. Com homenagem póstuma ao paulista Luiz Hossaka e ao norte-americano George Leary Love, exposição abre quinta-feira, 12/8, na Galeria Horácio Lafer, 1º andar do MASP.


                                      Foto de Luiz Hossaka
A Coleção Pirelli/MASP de Fotografia chega a sua 18ª edição com 70 obras de 20 fotógrafos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pará, além do norte-americano George Leary Love, que atuou em São Paulo dos anos 60 aos 90 e receberá homenagem póstuma ao lado de Luiz Hossaka, fotógrafo do MASP desde os anos 50 e membro da Comissão Organizadora da Coleção até sua morte, no ano passado. A nova edição prioriza o lado autoral de fotógrafos publicitários, fotojornalistas e um cineasta.





Desde sua criação, em 1990, a Coleção traz artistas com representação e influência significativas na fotografia brasileira, escolhidos por uma comissão formada por Boris Kossoy, Thomaz Farkas, Rubens Fernandes Junior, Mario Cohen e Piero Sierra. Nesta edição os fotógrafos Luiz Braga, do Pará, e Aristides Alves, da Bahia, foram convidados a indicar os artistas de seus estados: os paraenses Alberto Bitar, Octávio Cardoso, Mariano Klautau Filho, Alexandre Sequeira e Guy Veloso – este último, fotógrafo selecionado para a 29ª Bienal de São Paulo com a série documental Penitentes – e os baianos Anizio Carvalho, Iêda Marques, Bauer Sá e Maria Sampaio - fotógrafa e escritora falecida em junho passado (obra abaixo).




A fotografia paulistana traz, nesta edição, o publicitário Ricardo Barcellos, a fotojornalista Marlene Bergamo e Gustavo Lacerda, com obras da série Albinos, de 2009. O uso de recursos tecnológicos na fotografia está contemplado pelo trabalho dos fotógrafos Rafael Jacinto, Pio Figueroa e João Kehl e da produtora Carol Lopes, do estúdio Cia da Foto.
Márcio Rodrigues e Marco Mendes, dupla de fotógrafos do Lumini, premiado estúdio fotográfico de Minas Gerais, apresentam trabalhos individuais. E o cineasta carioca Ivan Cardoso dá ao público a oportunidade de ver seu trabalho por trás de outras lentes que não as das câmeras super-8.

Em sua 18ª edição, a Coleção Pirelli/MASP presta homenagem a dois fotógrafos:
Luiz Sadaki Hossaka (1928-2009): Fotógrafo, museólogo e membro da comissão da Coleção Pirelli-MASP até seu falecimento. Trabalhou no MASP desde o início dos anos 50, onde aprendeu a fotografar. Grande parte da documentação histórico-fotográfica do museu foi feita por Hossaka durante os mais de 50 anos em que trabalhou na instituição.
George Leary Love (1937-1995): Fotógrafo americano que se mudou para São Paulo em 1966. Colaborou com a difusão da fotografia de expressão pessoal no Brasil durante os anos 70 e 80. Desde 1992 a Coleção já possui três fotos do artista. Porém a oportunidade única de obtenção de um lote de 13 obras chamou a atenção da comissão pela possibilidade de lembrar este fotógrafo e constituir no MASP um conjunto que revela todo seu experimentalismo e liberdade.
Novo endereço da Coleção Pirelli/MASP na Web – Com mais de mil obras de mais de 300 artistas, a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia poderá agora ser acessada em sua totalidade no novo endereço da Coleção, emhttp://www.colecaopirellimasp.art.br. No site é possível pesquisar todas as obras, biografias, temas, catálogos, edições anteriores, artigos e até mesmo visitar exposições virtuais específicas da coleção.
As duas décadas da Coleção Pirelli/MASP - A primeira edição da Coleção Pirelli Masp aconteceu há 20 anos e, em 2010 temos orgulho de apresentar a 18ª edição, um marco importante de nossa longa parceria com uma das mais importantes instituições culturais do país, o MASP. A continuidade do projeto é um exemplo do comprometimento da Pirelli com o desenvolvimento cultural do Brasil”, diz Mario Batista, Diretor de Assuntos Corporativos da Pirelli. A chegada à 18ª edição confirma a validade do modelo de atuação: um conselho independente, formado por profissionais de renome da fotografia no Brasil, entre os quais Boris Kossoy, Thomaz Farkas, Rubens Fernandes e Mario Cohen, seleciona anualmente um conjunto de obras que são doadas ao MASP.
Serviço Educativo - As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 3251 5644, ramal 2112.  
Coleção Pirelli/MASP de Fotografia – 18ª Edição
Em exposição: De 12 de agosto a 3 de outubro, na Galeria Horácio Lafer, 1º andar. Vernissage: 11 de agosto, 19h30.Coordenação: Anna Carboncini. Apoio: Pirelli. Produção e Montagem: Equipe do MASP.
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes. Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às 5ªs: das 11h às 20h. A bilheteria fecha uma hora antes. Ingresso: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 não pagam. 3ªs feiras: ingresso livre. Mais informações: www.masp.art.brTwitter: http://twitter.com/maspmuseu

 _________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário