3 de agosto de 2010

Construção de Centro de Hippoterapia será 100% sustentável

O conceito do projeto de Arquitetura Sustentável Carbono Zero  será doado pela empresa inglesa de arquitetura  LCE Architects para abrigar centro que favorecerá crianças e adultos. 

Um Centro de Hippoterapia completo será construído no Parque do Peão em Barretos a partir de um projeto que será doado pela empresa inglesa LCE Architects a Os Independentes, entidade que promove a Festa do Peão de Barretos. Referência mundial em arquitetura sustentável, a LCE será a responsável pelo projeto conceito de arquitetura de um edifício Carbono Zero que abrigará o programa que atende gratuitamente 60 crianças e adultos portadores de necessidades especiais da cidade. A doação do projeto será oficializada no dia 05 de agosto às 10h30 no Parque do Peão com a presença do diretor da LCE Graham Austin, Gerassimos Vardaramatos, arquiteto da LCE e o presidente de Os Independentes Marcos Murta.
Este será o primeiro projeto totalmente sustentável da LCE Architects no Brasil. A empresa tem mais de 20 anos de atuação nas áreas de projeto, gerenciamento e consultoria em arquiteura e construção e é responsável por construções mundialmente reconhecidas como o Jubilee Library (em colaboração com Benetts Associates), um dos primeiros e melhor projeto de uso público na Inglaterra a receber certificação 100% sustentável. Vários prêmios foram atribuídos ao projeto. Outra obra reconhecida mundialmente é o Hong Kong Science Park (em colaboração Leigh and Orange), o maior parque tecnológico construído no mundo, que recebeu o Prêmio de edificação Green (2008) da Hong Kong Green Building Council.
Segundo o presidente de Os Independentes, Marcos Murta, a ideia inicial do projeto surgiu da necessidade de abrigar os familiares dos paciente atendidos pelo Programa de Hippoterapia. “Nossa intenção era construir um edifício que pudesse acolher as família dos 60 assistidos pelo Programa de Hippoterapia”, disse.  Mas o projeto deve agregar ainda mais benefícios do que um simples abrigo. Devem ser construídos banheiros adaptados, bebedouros de água, baias e espaços mais amplos e totalmente adequados para a realização da Hippoterapia. E tudo isso será feito de uma forma 100% sustentável, aliado a bom design e soluções inovadora.
Nick Lomax, Graham Austin e Gerassimos Vardaramatos serão os responsáveis técnicos pelo projeto pioneiro no Brasil em parceria com a Arquiteta Marisa Murta e que deve começar a ser construído em 2011. “Todos os procedimentos de elaboração estão sendo cuidadosamente pensados pois esse é o primeiro projeto LCE no Brasil e ele deve ser um projeto de referência em sustentabilidade e design”, afirmou o arquiteto Gerassimos Vardaramatos. A previsão é que o local seja inaugurado em 2012.

Edifício de energia “carbon zero” (ZEB) - ou construção de energia líquida zero é um termo geral aplicado ao uso de um edifício com consumo zero de energia líquida e zero emissões de carbono. Edifícios de energia zero pode ser usado de forma autónoma da rede de abastecimento de energia - a energia pode ser colhida no local. O princípio de construção líquido zero é sobreposto sobre o pedido de conforto do ocupante do edifício. Geralmente, quanto mais extrema a exposição aos elementos mais energia é necessária para alcançar um ambiente confortável de uso humano.
Hippoterapia - é uma terapia realizada sobre o cavalo. O animal é utilizado para melhorar a qualidade de vida de seus praticantes. É possível obter com a prática ganhos físicos (melhora do alongamento, fortalecimento muscular, relaxamento) e psicológicos (melhora da concentração, atenção, auto estima, auto confiança e responsabilidade).
A LCE Architects - a empresa foi escolhida para desenvolver os projetos em Barretos, principalmente por compactuar com o ideal de bom design aliado à técnicas de construção sustentável. Em mais de 20 anos de atuação, a LCE possui um portfólio diversificado de projetos premiados que refletem o sucesso da abordagem, baseada em uma equipe multidiciplinar de arquitetos e designers que colaboram com a criação de ideias viáveis para projetos de edificações sustentáveis e de alta qualidade. O projeto no Brasil tem parceria com o escritório Marisa Murta - Arquitetura & Interiores. 
____________________________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário