2 de agosto de 2010

A construção do olhar

Em "Uma aprendizagem", Sergio Fingermann parte de um quadro de Bonadei para explorar a maneira como se conforma o olhar sobre a arte.

Título da BEĨ Editora será lançado em 14 de agosto na Dan Galeria.
 
O que se vê quando se contempla uma obra de arte? Como pode a observação de um quadro conformar a maneira como se olha para a arte em geral? A partir da convivência com um quadro de Aldo Bonadei, o pintor e gravador Sergio Fingermann inquire, em Uma aprendizagem, sobre a construção do olhar, sobre o que é estilo e outros aspectos ligados ao encontro com uma obra de arte.
Como diz Fingermann, o texto é uma espécie de “tributo” ao saber que lhe proporcionou a contemplação, ao fio dos anos, de um quadro de Aldo Bonadei que há muitas décadas pertence a sua família. 
A observação do quadro, sua breve história e a descrição do que se vê ao olhá-lo servem de mote para que Sergio Fingermann explore diversas questões a respeito de como acontece a aproximação entre espectador e obra de arte; sobre como o olhar do observador também constrói o quadro. De certa maneira, o que o autor faz é o que sugere a epígrafe de Georges Braque selecionada para o livro: o olhar de cada espectador é como um pincel, espanando o pó que recobre a pintura, revelando as múltiplas possibilidades de interpretação oferecidas pela obra de arte.  
Uma aprendizagem – que, além da tiragem convencional, terá também uma série especial, composta de cinquenta caixas especiais contendo um livro e três impressões de gravuras de Fingermann - terá seu lançamento na abertura da mais nova exposição do artista, As partes do todo. A inauguração acontece para público convidado, em 14 de agosto, na Dan Galeria.  

Português ∙ 1ª edição ∙ 2010
92 pp. ∙ 12 x 18,7 cm
ISBN 978-85-7850-035-1
R$ 32,00 
Edição Especial: 
Caixa com um livro e três impressões 
50 exemplares
R$ 180,00 
Lançamento e vernissage: 14 de agosto de 2010, somente para convidados
Horário: a partir das 10h 
Exposição: “As Partes do Todo”
De 16 de agosto a 6 de setembro de 2010
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 13h
Local: Dan Galeria (R. Estados Unidos, 1638)
Tel.: (11) 3083-4600  
Sobre o autor  
Sergio Fingermann (São Paulo, 1953) lançou-se no circuito de arte no final dos anos 1970. Ao longo de mais de trinta anos de atividade, tem apoiado seu fazer artístico na busca de uma poética própria e da precisão do ofício, seja na pintura ou na gravura, seus campos de expressão. Também alimenta a discussão, não só nas artes plásticas, mas em outras áreas do pensamento, mantendo no espaço Contraponto – que coordena com sua mulher, a psicanalista Dominique Fingermann – atividades que privilegiam a interlocução.  
Sobre Bonadei  
Autor do quadro que motiva o ensaio Uma aprendizagem, Aldo Bonadei (1906-1974) se interessou por pintura desde a infância. Apesar de sua formação acadêmica, integrou o Grupo Santa Helena, em que se reuniam artistas quase sempre autodidatas e, como ele, imigrantes ou descendentes de imigrantes. Em sua arte, procurou sempre a inovação, tanto nos materiais como nas formas de expressão, que incluíram trabalhos em outros campos artísticos, como a poesia e o desenho de figurinos.
Para saber mais sobre  projetos da  BEĨ, acesse o site www.bei.com.br
___________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário