9 de agosto de 2010

Ferramenta web para compras e cotação eletrônica


Engevix ganha agilidade com a ferramenta Hant da  NDDDigital, software para controle e planejamento de obras.

Atrás de uma solução para atender a necessidade de uma ferramenta web para compras e cotação eletrônica (e-procurement), a Engevix, maior empresa de engenharia consultiva do Brasil, chegou ao Hant, software para controle e planejamento de obras, que pertence à NDDigital – empresa especializada em soluções de alta tecnologia, incluindo e-procurement esupply chain. Nesse sentido, o Hant permite a definição de uma estratégia consistente para o processo de compra, através das melhores práticas para analisar fornecedores, produtos, prazos, preços, entre outros. 
De acordo com o diretor de TI da Engevix, Ciro Júlio Schimitt, com a implantação do Hant, todos os processos manuais para compra e cotação foram eliminados, o tempo entre cada etapa reduziu, devido à centralização dos eventos, e notificações automáticas passaram a ser enviadas por e-mail aos responsáveis, quando há necessidade de intervenção. Desse modo, todas as etapas são assistidas e controladas.
O executivo destaca que hoje existe um padrão para o processo e o sistema registra cada etapa necessária para o seu acompanhamento, que pode ser realizado a qualquer momento. “Através da solução, o tempo para análises, principalmente em cotações, foi ampliado, o que significa compras melhores em qualidade, prazo e preço”, afirma. 
Atualmente, a Engevix dá passos maiores no sentido de criar novos recursos em mais de 30 projetos nas áreas de gás, óleo, geração de energia, entre outros, atendidos pelo sistema, o que inclui integrações com ferramentas de terceiros, ERPs, sistemas CAD, entre outros. Um dos projetos é o da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, empreendimento da Petrobrás que está entre as alternativas brasileiras a dependência de gás da Bolívia, no qual o Hant entrou, na terceira fase, como ferramenta de compra e cotação dos materiais. 
Antes e Depois
Antes da implantação do Hant, a Engevix, empresa de forte atuação no gerenciamento de empreendimentos nas áreas de energia, indústria e infraestrutura, possuía um processo de compra e cotação de materiais quase que totalmente manual. Hoje, o cenário é automatizado, mais ágil e seguro.  “Para a montagem de uma cotação, por exemplo, o Hant racionaliza e automatiza boa parte do processo, oferece sugestões de fornecedores e envia os pedidos por e-mail aos escolhidos. O fornecedor, através de um link, acessa o sistema, onde cada processo é identificado por uma chave de criptografia”, explica o diretor de projetos da NDDigital, Gustavo Guimarães de Souza.
Isso porque o Hant é uma solução de Supply Chain e E-procurement, desenvolvida para planejar e controlar todo o ciclo do material ou equipamento, desde sua especificação, passando pela requisição de compra, cotação, fechamento, inspeção do material, recebimento e estoque, até a retirada do mesmo no almoxarifado.

Características do Hant
O Hant visa cumprir uma das principais demandas dentro das empresas: a incansável busca pela redução de custos, sem onerar o processo produtivo e sem reduzir a qualidade dos produtos adquiridos. Dessa forma, o Hant proporciona às empresas uma ferramenta web aplicada ao negócio de compra, o que permite uma melhoria constante através de regras definidas para o relacionamento entre fornecedores e organizações.
Aliado a isso, o Hant reduz o volume de papel utilizado, através da automatização de processos, é facilmente integrado aos demais sistemas da empresa, como ERP, gera relatórios em formato HTML, Excel, PDF e em Imagem e possui alta disponibilidade e acessibilidade.
Para mais informações, acesse: www.nddigital.com.br
______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário