17 de agosto de 2010

Lançamento em filosofia na Bienal do Livro


"Em busca da ordem" é o quinto e conclusivo volume da grande obra de Eric Voegelin, Ordem e história.

É o momento propício para se compreender com Eric Voegelin sobre os principais tipos de ordem da existência humana em sociedade e na história e suas correspondentes formas simbólicas.
Edições Loyola traz em seu estande, rua K20/ L21 na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o lançamento da obra Ordem e História V- Em busca da ordem.
Em busca da ordem é o quinto e conclusivo volume da grande obra de Eric Voegelin, Ordem e história. Neste volume o autor se propõe a mostrar a natureza das experiências de transcedência, de forma a reapresentar a humanidade do homem no horizonte das ciências modernas, resistindo às múltiplas forças desta era que a deformam.
Em todo o contexto distribuído nos cinco capítulos desta publicação Em Busca da Ordem, são reveladas as investigações filosóficas sobre os principais tipos de ordem da existência humana em sociedade e na história e suas correspondentes formas simbólicas. O que remete a grandeza de Voegelin como uma das maiores forças filosóficas do século XX.
O livro é em si uma análise persuasiva da análise mediativa como a forma substancial do requisito filosofante, caso se pretenda que a exploração das alturas e profundezas da realidade seja conduzida em abertura perante a verdade e não esteja viciada por deformações reducionistas de uma espécie ou de outra. Essa análise mediativa, constitui cerne da ciência renovada das questões humanas que Voegelin se empenhou por estabelecer e elucidar em sua obra durante toda sua vida.
Por causa da morte de Voegelin, em 19 de janeiro de 1985, esse volume é menor do que deveria ter sido. Entretanto, a apresentação teórica preparada por ele está essencialmente completa aqui.
 
Sobre a coleção Ordem e história:
O fio condutor de Ordem e História é a experiência da realidade investigada segundo suas articulações por meio de símbolos. O princípio básico da investigação é de que a realidade da experiência é autoevidente. A intuição de que a ordem é a estrutura da realidade experimentada pelo homem e os símbolos são expressão da sintonia do homem com a ordem cósmica guia a convicção voegeliana de que a história da ordem é a ordem da história. 
Sobre o autor:
Eric Voegelin foi um filósofo, historiador e cientista político alemão radicado nos Estados Unidos. Foi aluno da Faculdade de Direito da Universidade de Viena entre 1919 e 1922 e se tornou professor associado de ciência política daquela instituição.Voegelin lecionou por um ano no Departamento de Ciência Política da Universidade Harvard, dois anos na Universidade do Alabama, porém passou a maior parte da sua carreira acadêmica na Universidade Estadual de Louisiana, na Universidade de Munique e no Instituto Hoover da Universidade de Stanford.
Serviço:
Título: Ordem e História V – Em busca da ordem
Autor: Eric Voegelin
Páginas: 152
Coleção: O pensamento ocidental
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 36,00
Edições Loyola – Rua K20/ L21 - 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo – de 12 a 22 de agosto das 10h às 22h – no Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo - SP  
Os livros de Edições Loyola podem ser adquiridos no site:   www.loyola.com.br
_______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário