5 de agosto de 2010

Nas bancas: Casa Cláudia Luxo

Edição mostra como as exposições universais contribuíram para a história da arquitetura. A Torre Eiffel é a maior demonstração de como tais feiras alteram o cenário das cidades que recebem o evento.



 Que a Torre Eiffel está localizada no coração de Paris e é um dos monumentos mais famosos do mundo, todos sabem. O que poucos conhecem é que o prédio de ferro fundido foi uma encomenda para a Exposição Universal de 1889 em Paris e tinha data certa para ser desmontada. É o que conta a repórter Lizandra Almeida na matéria sobre a herança das Expos publicada na nesta edição de CASA CLAUDIA LUXO. 
Conhecidas por apresentar em primeira mão para o grande público muitas das novidades tecnológicas criadas pelo homem (como o telefone, a televisão, a roda-gigante, o ar condicionado...), as Exposições Universais ou Expos também são responsáveis pela divulgação de novos materiais e técnicas de construção de vanguarda empregadas na montagem dos pavilhões que abrigam tais invenções. 
Um marco entre eles foi o Palácio de Cristal erguido no Hyde Park de Londres em 1851. A curiosidade sobre o projeto é que a estrutura de ferro e vidro foi desenhada não por um engenheiro, mas sim por um botânico, o inglês John Paxton. A importância da obra foi justamente mostrar o conhecimento de Paxton sobre a arquitetura das estufas — uma solução inovadora para a preservação das plantas e que teve impacto direto sobre a ciência. 
Exposições como as citadas continuam inspirando as nações. Este ano, a feira sediada em Xangai fez com que a metrópole chinesa recebesse investimentos de US$ 700 milhões para a remodelagem do entorno do rio Huangpu, onde estão localizados os pavilhões dos 189 países participantes. 
CASA CLAUDIA LUXO  traz ainda reportagens sobre o tecido na arte contemporânea de Christo, Leonilson e Rosana Palazyan; a estreia da obra geométrica de Marcius Galan na Bienal de São Paulo e em Inhotim; e 10 páginas com móveis e objetos de design de formas e cores puras.
___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário