27 de agosto de 2010

A presença da Arte na Arte de Jorge Elmor

Na Mostra Artefacto, em Curitiba, o arquiteto utiliza diversos estilos artísticos na composição de seu ambiente.

*A Arte Urbana ganha destaque no projeto de Jorge Elmor e faz contraste com representações clássicas.
A ousadia criada pelo contraste entre elementos sofisticados e urbanos é apenas um dos destaques presentes no projeto de Jorge Elmor na 9.ª Mostra Artefacto Curitiba / Aymoré Financiamentos. O arquiteto também explora no Loft Urbano a linguagem artística, que se apresenta em diferentes estilos. No ambiente, o visitante encontra várias obras de arte, algumas delas criadas especialmente para o espaço.

Loft Urbano foi projetado para provocar a interação entre a arquitetura e a arte.




"A meu ver, arquitetura, design e arte estão intimamente ligados, numa relação de simbiose. Um precisa do outro e complementa o outro. A arte precisa da arquitetura, do espaço e suas paredes para ser exposta, visualizada. E para a arquitetura, nada mais nobre e inspirador do que obras de arte ‘condecorando’ seu espaço, afirma Jorge. Toda a concepção do ambiente foi voltada para receber trabalhos de grandes artistas, com trabalhos contemporâneos e contestadores, que seguem o estilo do profissional. Desta forma, as sensações despertadas no espaço são provocadas pela interação entre a arquitetura e as obras expostas, todas com uma criação pulsante e inovadora. 
Trabalhos de artistas com diversos estilos estão presentes no espaço. A arte urbana ganha destaque no projeto, fazendo contraste com representações clássicas e emolduradas.André Mendes e Fernando Rosenbaum criaram um painel especialmente para a Mostra. Eles utilizaram a plotagem e a serigrafia para a composição da obra que cria uma atmosfera descontraída e fluida no ambiente. Na sala de jantar, três cruzes de aço cortén produzidas por Virgínia Rojas dão imponência à área. Na parede oposta a elas, uma bicicleta de estêncil com spray, de Guilherme Caldas, é lúdica, leve e desmantela qualquer relação de solenidade com as cruzes de ferro de Virgínia. Dois trabalhos de Anna Mariah Cômodos trazem força e translucidez ao espaço, que também conta com duas gravuras de Carlos Eduardo Zimmermann e um trabalho com técnica mista de Glauco Menta. A iluminação com LEDs foi planejada para dar destaque às obras de arte e ao mobiliário.
Na sala de estar integrada com a sala de jantar, Jorge Elmor também optou por cores claras como marrom, cinza, branco, bege e aplicações de preto. Os tecidos seguem esta linha, em tons de bege e marrom, assim como o piso de limestone. O mobiliário é despojado e aconchegante - composto por um sofá de couro, uma mesa de fibra natural e uma poltrona de folha torcida. Elmor faz a interação entre diferentes materiais, como na composição entre o aspecto rústico do aço cortén inoxidado e a base em pedra limestone, que cria a composição de uma lareira. Nas paredes, a textura semelhante ao linho presente nas chapas de concreto, utilizadas em tapumes de construções, “dialoga” com a nobre lâmina natural de nogueira americana. “Quero despertar o olhar do visitante para estes materiais aos quais não é dada importância. Pretendo fazer um alerta pela beleza desta arte inusitada, mostrar o valor da arte encontrada na rua, que muitas vezes sofre preconceito”, afirma Jorge Elmor.
Mostra Artefacto
A 9.ª Mostra Artefacto Curitiba / Aymoré Financiamentos ficará aberta durante 11 meses, entre agosto de 2010 e junho de 2011. O evento apresenta os projetos de 14 ambientes fixos e duas vitrines que serão trocadas durante a exposição. Participam da Mostra 23 profissionais: Ângela Russi, Patricia Borba de Paula Soares e Daniele Lopes, Cristiane Daros, Daniela Barranco Omairi e Deisy Cruz, Eduardo Petry, Elizabeth Choueri, Ines Jeiss, Isabella Marinho e Siomara Setti, Ivan Wodzinsky, Jayme Bernardo, Jocymara Nicolau e Andréa Posonski, Jorge Elmor, Laudicéia Comelli, Mônica Belich Katz e Giuliana Soncin, Sergio Valliatti Jr. e Luciana Patrão, Rosa Dalledone, Yara Mendes.
*Imagens: Renato Elkis

Nenhum comentário:

Postar um comentário