19 de agosto de 2010

Salão de Arte terá Sala Especial sobre os 170 anos da fotografia no Brasil


Dia Mundial da Fotografia: No dia 19 de agosto de 1839, em Paris,  houve a comunicação da invenção da daguerreotipia por François Arago.



O dia 19 de agosto ficou conhecido como “Dia Mundial da Fotografia”, em referência à comunicação da invenção da daguerreotipia, feita em Paris, em 19 de agosto de 1839 pelo físico, político e secretário perpétuo da Academia de Ciências da França, François Arago, em sessão conjunta das Academias de Artes e de Ciências, realizada no Institut de France. 
A 17ª edição do Salão de Arte ocorre na semana em que a fotografia completa 170 anos. Pensando nisso, Vera Chadad, curadora do evento chamou Max Perlingeiro para coordenar uma sala especial em homenagem a essa data e a invenção que mudou a forma de relacionamento do ser humano com o mundo. A maior preocupação de Max é a educação, por isso o espaço tem um grande conteúdo didático com gancho da atualidade. 
Trata-se de um gabinete de curiosidades fotográficas montado a partir da Coleção Daniel Karp Vasquez, a qual retrata a evolução técnica da fotografia desde os processos geradores de imagens únicas até os dias de hoje com a fotografia digital. A sala, que será um pequeno museu da fotografia com peças originais, ainda conta com álbuns de fotografias do século XIX e catálogos da fotografia como meio de expressão. 
Consagrado como referência nacional para colecionadores e marchands, o Salão de Arte chega à sua 17ª edição, com a participação de 60 expositores, entre galeristas, antiquários, designers de jóias e colecionadores. Distribuída numa área de 3.500 metros quadrados dentro do clube A Hebraica, a exposição organizada por Vera Chaccur Chadad reunirá, entre 16 e 22 de agosto, obras que traduzem as tendências do mercado de arte nacional e internacional.
O Salão de Arte também conta com importantes galerias e antiquários de todo o país e convidados do exterior, como Luis Alegria, de Portugal, e a Galeria SUR, do Uruguai. A relação de expositores inclui, ainda, galerias especializadas em arte estrangeira, como o japonês Minoru Nakahashi e a portuguesa Manuela LírioEduardo Bettega Curial, artista contemporâneo holandês, terá seu próprio stand.
Toda a renda proveniente dos convites para a abertura e da bilheteria durante todo o evento será doada à ACTC (Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração), entidade de apoio a pacientes atendidos pelo Incor. No ano passado, a arrecadação destinada à ACTC superou os 210 mil reais.
Serviço
Salão de Arte 2010 - 17ª Edição 
Datas para o público:
17 a 22 de agosto de 2010 
Horários de visitação:
17 a 20 (terça a sexta-feira): 15 às 22 horas
21 e 22 (sábado e domingo): 13 às 21 horas 
Local: Clube “A Hebraica” - Sala Marc Chagall
R. Dr. Alberto Cardoso de Mello Neto, 115 – Jardins São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3088-2625
(*) Acesso para portadores de necessidades especiais 
Leilão de Jóias: 20 de agosto (sexta-feira) às 17horas
Leilão de Relógios: 21 de agosto (sábado) às 20horas
Ingressos: R$ 25,00 (dinheiro ou cheque)
A renda da bilheteria será revertida à ACTC (Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração) 
Site oficial: www.salaodearte.com 
Espaço gastronômico: Citron Gastronomia
___________________________________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário