13 de agosto de 2010

Vote no prêmio “O Melhor da Arquitetura 2010”


A revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, selecionou 65 finalistas. Até 22 de setembro, o público poderá escolher seus projetos preferidos no site do prêmio.


A equipe de redação da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, da Editora Abril, acaba de concluir a pré-seleção dos 65 finalistas da terceira edição do prêmio “O Melhor da Arquitetura 2010”
Os projetos, todos construídos no Brasil entre janeiro de 2008 e maio de 2010, foram inscritos pelos autores e concorrem em 10 categorias e subcategorias: Intervenção urbana; Retrofit; Edifícios institucionais nas áreas de educação, cultura, saúde e lazer; Edifícios comerciais ou de escritórios (limitados a até 4 pavimentos ou 500 m²;  e acima de 4 pavimentos ou 500 m²); Escritórios (instalações e interiores); Hotelaria (hotéis e resorts); Bares e Casas noturnas; Restaurantes; Lojas e showrooms; Condomínios residenciais unifamiliares horizontais ou verticais (limitados a até 5 pavimentos ou 3 000 m²; e acima de 5 pavimentos ou 3 000 m²); Residencial (cidade - até 200m2; de 200 a 500 m2; e acima de 500 m2 -, praia, campo).  
Criado em 2008, quando a publicação completou 21 anos, o prêmio tem como objetivo destacar a criatividade dos profissionais, os projetos inovadores, as soluções sustentáveis, e os aspectos técnicos e estéticos, além de mostrar ao leitor as tendências em arquitetura e urbanismo que promovem a qualidade de vida nos espaços públicos, ambientes de trabalho, espaços comerciais e residenciais. Em 2010, foram 340 projetos efetivamente inscritos, recorde em relação à segunda edição, que contou com 296 trabalhos. 
Agora, as 65 obras selecionadas serão analisadas em duas etapas. Na primeira, que vai de 9 de agosto a 22 de setembroo responsável pela escolha é o público, que elege os projetos preferidos por meio da votação via Internet no hotsite do prêmio http://www.casa.com.br/arquitetura/premio2010. Paralelamente, uma comissão julgadora formada por professores e críticos de arquitetura, historiadores da área e editores avaliará os mesmos projetos e dará notas de acordo com os critérios estabelecidos, como funcionalidade, solução plástica, sustentabilidade ambiental e implantação e integração com o entorno. Da tabulação dessas notas, que inclui o voto popular, sairão os vencedores. 
Nomes de destaque da arquitetura nacional se inscreveram nesta terceira edição do prêmio, entre eles, os escritórios Rocco Arquitetos Associados, Gustavo Penna Arquiteto & Associados, Studio Arthur Casas Arquitetura e Design, Elianne Klenner Arquitetos Associados e Oster & Tenório Studio. 
Já, no dia 20 de outubro ocorre a cerimônia de entrega dos prêmios, quando os autores dos melhores trabalhos serão conhecidos e receberão um certificado e o troféu “O Melhor da Arquitetura 2010”. Os projetos vencedores serão publicados na edição da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO que circula no mês de novembro. 
Além disso, nesta edição, haverá uma exposição dos projetos finalistas, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo,entre 26 de outubro e 21 de novembro. “A exposição reafirma nosso compromisso em ampliar o espaço de discussão sobre a arquitetura, além de divulgar trabalhos relevantes que, certamente, contribuem para melhorar a qualidade de vida nas cidades”, destaca Livia Pedreira, diretora de redação da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO.
__________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário