8 de setembro de 2010

Coleção especial “Seduza-me” transforma jóias em declarações de amor


Maçã é usada como elemento nas novas peças da designer Renata Porto.

São Paulo, 08 de setembro de 2010 – A jóia está repleta de sedução. Considerada o tesouro do amor e da conquista, ela tem o poder de tornar uma pessoa especial. Pensando nisso, a designer de jóias Renata Porto lançou sua nova coleção: Seduza-me. “Quis trabalhar com elementos que expressassem a arte de seduzir de uma maneira leve e usei a maçã como símbolo. Também queria expressar tradições fortes e acabai obtendo inspiração em rituais milenares e em poema de amor”, explica Renata Porto.
A nova coleção é composta por sete peças. O destaque de cada uma é a história representada por ela, propondo uma forma delicada e consistente para declarar o amor.
 “Maçã do Amor” sugere um alvo para o casal descobrir pontos sensíveis do corpo um do outro e provocar o quase beijo. O material utilizado é a prata 950, o ouro de 20 quilates e uma linha vermelha.
 “Paraíso” substitui o anel de noivado, propondo uma conversa. Ao desenrolar a linha vermelha e discutir os elementos simbólicos representados na peça, a pessoa descobre a palavra AMOR e é presenteada com um minúsculo pingente em forma de coração, que poderá ser usado no corpo como um tesouro. Para compor essa peça, Renata Porto utiliza a prata 950, o ouro de 20 e 24 quilates e uma linha vermelha.
Já “Maça Poética” é inspirada em poema de Fernando Pessoa, exaltando um sentimento sem palavras que o expressem.”. Desenvolvida em prata 950 e ouro vermelho de 18 quilates no tamanho original de uma maçã, a peça é toda escrita à mão em letras miúdas, para ser tocada e devorada em suas palavras não ditas.
“Pacto de Sangue” é feita com prata 950, ouro de 24 quilates e uma agulha de seringa e indica uma maneira diferente de eternizar o amor. No lugar de uma aliança para simbolizar a união, o pacto de sangue é feito para selar a cumplicidade de duas pessoas.
Para representar o amor em carícias, “Toque Delicado” se apresenta como uma extensão das mãos. Feita sob medida para o encaixe dos dedos, o objeto tem um vidro abaulado, e dentro dele, texturas de renda, fios vermelhos e detalhes em ouro que remetem ao amor e a paixão. Para compor essa peça, a artista utiliza prata 950 e 1000, ouro de 24 quilates, linha vermelha e vidro abaulado.
Uma pequena caixa e um grande segredo: o sentimento. Por isso, “Caixa de Segredos” é composta por uma agulha, uma mensagem e um coração, todos ligados a uma linha vermelha para ser costurada na roupa do presenteado, tornando o momento especial. O material utilizado é a prata 1000 e 830, ouro de 24 quilates, cobre e linha vermelha.
Uma colher e um garfo não muito convencionais com formas sutilmente fálicas.  Essas são as peças que compõem “Talher do Amor” e são desenvolvidas com prata 950 e 1000, ouro de 24 quilates e linha vermelha. A colher com uma esfera para passar a língua ou os lábios e sentir o toque do desejo. O garfo tem forma de lança que pesca o alimento para levar até a boca. Nas peças, a linha vermelha enfatiza as formas sexuais e o coração representa o amor e o cupido.
Sobre Renata Porto
Formada em Desenho Industrial pela FAAP, em São Paulo, Renata Porto se especializou em joalheria contemporânea na escola Ar.Co – Lisboa e está sempre em busca de novas formas e conceitos. Todas as peças são criadas e desenvolvidas em seu novo atelier na Vila Madalena, em São Paulo. Além do trabalho de criação, a artista ministra cursos e palestras sobre seu trabalho e técnicas que desenvolve com diferentes tipos de materiais. Seu trabalho é marcado pela fina mistura de prata, ouro, pedras, pérolas e outros materiais experimentais, tais como lã, borracha hidráulica, nylon, porcelana, entre outros.
____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário