22 de setembro de 2010

Museu da Casa Brasileira recebe abertura do Kleztival

Mostra de música Klezmer - musica tipicamente judaica, o Kleztival terá a sua abertura no dia 23 de setembro, às 20h, no Museu da Casa Brasileira, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. 

O festival é realizado pelo Instituto da Música Judaica Brasil em diversos espaços culturais de São Paulo.O evento, que conta com coordenação de Frank London e curadoria de Nicole Borger, apresentará em sua noite de abertura os grupos Zamarim, Azdi, Zemer e Frank London. Especialmente para essa data, o restaurante Quinta do Museu terá um menu de comida judaica que poderá ser saboreado por quem fizer reserva prévia.

Sobre os grupos

O Grupo Zamarim atua junto à comunidade judaica desde 1993 e é formado por Renato Epstein (guitarra e voz), Roberto Schkolnick (bateria e voz), Paulo Bento (sopros e voz) e Mauricio Freire (baixo e voz). Apresenta um repertório bastante diversificado tanto nacional como internacional, trabalhando variadas expressões como o Ladino, o Árabe, o Chadíssico, Klezmer, Ídiche e Hebraico.

Grupo brasileiro que recria e toca músicas de origem judaica do Leste Europeu e da Espanha, o Azdi é formado por Tânia Grinberg (voz e kazoo), Daniel Rocha (violão, bandolim e banjo), Leonardo Padovani (violino e viola), Daniel Tauszig (acordeon e piano), Itamar Pereira (contrabaixo) e Rafael Motta (percussão). O grupo canta histórias de amor, da vida cotidiana, histórias universais por meio das músicas cantadas em diferentes idiomas, entre eles, o ídiche, russo e ladino.

O Grupo Zemer tem como eixo principal em seu repertório a música tocada pelos judeus da Europa Oriental em suas festas e comemorações, a música klezmer. Zemer ainda toca canções do repertório dos judeus sefaradim cantadas em ladino e músicas em hebraico, influenciadas pela sonoridade oriental criada em Israel, pelos imigrantes orientais. O Grupo é formado por Neti Szpilman (vocal), Daniela Spielman (flauta e saxes), Lucia Morelenbaum (clarinete), Sheila Zagury (teclados e piano), Mauro Perelmann (violão, arranjos e direção musical) e João Mário (baixo acústico) e Fabiano Salek (percussão).

Frank London, trompetista e compositor, fará uma apresentação juntamente com os grupos Zemer, Azdi e Zamarim. London é uma das figuras mais interessantes do atual renascimento da música judaica e procura expandir o conceito desse estilo de música com grupos New Wave, Big Band e Shekinah Brass Klezmer All-Stars. Com The Klezmatics, ganhou um prêmio Grammy em Contemporary World Music para "Wonder Wheel (letra de Woody Guthrie)". Frank London é conhecido pela influência free jazz na musica judaica e por colocar nas composições suas impressões sobre a política. O trompetista ainda compôs numerosas obras para teatro, dança e cinema.
Serviço
Exposição: “Kleztival”
data: 23 de setembro às 20h

Local: Museu da Casa Brasileira

Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727

Ingresso: entrada livre

Duração: 120 minutos

Capacidade: 230 lugares

Reservas no restaurante Quinta do Museu: tel: 3031.0005

Acesso a portadores de deficiência física.

Visitas orientadas: 3032-2564 agendamento@mcb.org.br

Site: http://www.mcb.org.br/

twitter.com/mcb_org

Estacionamento: de terça a sábado até 30 min. grátis, até 2 horas R$ 8,00, demais horas R$ 2,00.
_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário