22 de setembro de 2010

Veículo Elétrico - projeto de professores do Senai na Mostra principal da Bienal de Design

Denominado Trívia, o veículo é um dos destaques na Mostra Design, Inovação e Sustentabilidade, que acontece até 31 de outubro, no Cietep.




O projeto Trívia - veículo elétrico de motorização híbrida, elaborado por professores do Senai Cietep, é um dos 200 projetos expostos na Mostra Design, Inovação e Sustentabilidade, principal exposição da Bienal Brasileira de Design. O projeto propõe o veículo como uma alternativa de transporte para o trânsito caótico das grandes cidades. O sistema combina propulsão humana a um motor de energia sustentável, que não polui e é extremamente econômico. Pouco maior que uma moto, o Trívia possui bagageiro, assento, iluminação, ar e abrigo contra chuva, vento e pó.
No ano passado o projeto Trivia participou do Concurso Mostra Inova-Cidades Inovadoras, realizada pelo Senai e o Sesi Paraná, e ficou em primeiro lugar da modalidade Produto Inovador.

“É uma grande conquista estar entre as referências de design do Brasil”, afirma Felipe Aranega, técnico da área de design do Senai Cietep. Para ele, a participação do projeto na Bienal reforça o diferencial e potencial inovador do Trívia. “Em 2009, garantimos também o primeiro lugar na categoria Concept no IF Design Award, maior prêmio de design no mundo”, diz.

A ideia do Trivia surgiu em 2007, como projeto de conclusão do curso de Design de Produto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) de Felipe Aranega e os colegas Sergio Almeida e Felipe Costacurta. O aperfeiçoamento do projeto e a busca de investidores ficou por conta do Senai Cietep.

Um dos diferenciais do Trívia é seu sistema de pedais, (como máquina de “step”) e marchas (como bicicleta), que proporciona a chance de pedalar enquanto dirige, praticando exercício e contribuindo para o rendimento do motor. O veículo alia ainda conforto e segurança, pois possui bancos ergonômicos, ar condicionado, cintos de segurança de três pontos, apoio de cabeça contra impactos traseiros e possibilidade de instalação de airbag.

A Mostra Design, Inovação e Sustentabilidade ficará em exposição até 31 de outubro, no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341). A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 13h às 20h30, e às quartas-feiras, das 9h às 20h30. Mais informações pelo telefone (41) 3018-7332.
___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário