15 de outubro de 2010

Horário de verão e as mudanças no organismo

Desconfortos causados pela mudança de horário duram, no máximo, três dias.
O horário de verão de 2010 apresenta novidade: a partir desse ano o Governo Federal estabelece que haja um dia específico para início e para término do período. Com a nova medida, o início será zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano e termina zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. 
A população das regiões sul, sudeste e centro-oeste devem adiantar seus relógios em uma hora a partir do dia 17 de outubro.Embora a alteração no horário exista há 25 anos, muitas pessoas ainda tem dificuldade para se habituar à mudança.
 “O nosso organismo está acostumado com uma rotina já estabelecida. Cada pessoa possui um ciclo circadiano, que é o período de 24h, influenciado pela luz solar e agora é necessário construir outro hábito”, explica o neurologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Cleverson de Macedo Gracia.              
Os principais efeitos causados pelo horário de verão em algumas pessoas são: insônia, sonolência diurna, cansaço, fraqueza muscular, dores de cabeça, mau humor, ansiedade, alteração do apetite, diminuição na capacidade de concentração e irritabilidade.
“Pessoas que percebem esses sinais devem interromper brevemente o que estão fazendo (se possível)”, ensina o neurologista e completa: “Dormir cedo, praticar exercícios físicos, ingerir líquidos, cafeína, e apostar no convívio social ajudam a resolver o problema.”     
 Para o neurologista quem mais sofre com as mudanças de horário são as crianças e os idosos, pois, são organismos menos resistentes a variações do cotidiano. A boa notícia é que o mal-estar passa rapidamente, em no máximo três dias. “Qualquer dificuldade para administrar a rotina de descanso deve-se procurar um especialista”, enfatiza Dr. Cleverson.
_________________________________________________

2 comentários:

  1. oi marise,
    foi boa a viagem p europa? aposto q sim......beijos bm fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Cláudia,
    Foi incrível. Ainda estou "viajando", qualquer hora vou postar as fotos. Bjos

    ResponderExcluir