16 de outubro de 2010

Iluminação: um tipo de lâmpada adequada para cada ambiente e situação

Questão ambiental é cada vez mais observada na concepção de projetos arquitetônicos e minimizar o consumo de energia em uma casa está na pauta dos profissionais da área.
Laboratório luminotécnico da Ideally, onde é possível visualizar a utilização de cada tipo de lâmpada. Imagem: Divulgação
A luz é um fator fundamental de conforto em uma casa. Mas com uma infinidade de artigos de iluminação disponíveis no mercado, fica difícil, sem ajuda de um profissional ou empresa especializada, encontrar o tipo ideal de produto para cada situação.




Fachada Ideally Iluminações - Foto: Enéas Gomes
A Ideally iluminação é uma empresa especializada, que oferece assessoria na área de luminotécnica para seus clientes. Segundo a gerente comercial da Ideally, Beth Bianco, a beleza das peças confunde muito as pessoas. “Normalmente elas ficam encantadas e preocupadas com a estética e se desligam da iluminação ideal para cada local da casa”, comenta.Para Beth, é importante se preocupar também com economia. Em tempos em que a questão ambiental é cada vez mais observada na concepção de projetos arquitetônicos, minimizar o consumo de energia em uma casa está na pauta dos profissionais da área.
Em linhas gerais, é possível dividir as lâmpadas em dois grandes grupos: quentes e frias. Ambas apresentam vantagens e desvantagens. Por isto, é fundamental a ajuda de um profissional especializado para equilibrar os prós e os contras de cada uma delas.
Entre as frias mais conhecidas estão as fluorescentes que tem como principal característica a economia de energia e a durabilidade. Entre suas desvantagens está o baixo índice de reprodução de cor. Ou seja, a iluminação assume um aspecto meio esverdeado. Já nas quentes ou incandescentes é justamente ao contrário. Apesar do alto consumo, elas são mais adequadas para criação de efeitos cênicos aconchegantes. Mas já existem recursos no mercado, como os dimmers, que ajudam a reduzir o consumo e também proporcionam outras vantagens visuais.
Para ambientes externos é indicada a utilização de lâmpadas de vapor metálico ou de sódio, isto porque possuem uma potência maior de alcance. Elas também favorecem a valorização dos espaços, dos volumes e o do paisagismo, por meio do contraste da luz e sombra.
Atualmente, o grande destaque na área de iluminação são os LEDs. Entre as vantagens está o baixíssimo consumo, alta durabilidade, baixa manutenção e uma enorme variedade de cores e efeitos. “O desenvolvimento tecnológico acompanhou e respondeu muito bem na área de iluminação. Por isto, hoje já é possível ter estética aliada com eficiência com os LEDs”, afirma Beth.Serviço:
Ideally Iluminação
Rua Gal. Aristides Athayde Júnior, 54 - Bigorrilho
41 3339 1525 / 3339 2851
________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário