4 de outubro de 2010

Renata Porto expõe anéis da coleção “Lilith” em Nova Iorque

Artista brasileira participa da Think Twice, a maior exposição de jóias contemporâneas latinoamericanas nos Estados Unidos. Abertura oficial é no próximo dia 12 de outubro.


São Paulo, 04 de outubro de 2010 – A brasileira Renata Porto, artista e designer de jóias, destacará seu trabalho na Think Twice – América Latina, exposição de jóias contemporâneas que acontece no Museu de Arte e Design (MAD), em Nova Iorque, de 12 de outubro de 2010 a 08 de janeiro de 2011. O evento é considerado o maior no mercado norteamericano, reunindo os melhores designs e criações de toda a América Latina. “Esta exposição representa uma grande conquista para difundirmos a joalharia contemporânea da região latinoamericana no principal centro de negócios e arte do mundo”, diz Renata Porto.

A artista leva à Nova Iorque os anéis da coleção Lilith. Neste trabalho, Renata Porto mergulhou na história e na arte para se inspirar no mito de Lilith, que segundo a cabala hebraica foi a primeira mulher do bíblico Adão, acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. A coleção da artista é também inspirada no painel Jardim das Delicias, de Hieronymus Bosch. Os anéis em exposição receberam o nome de Anéis de Bosch do Jardim das Delicias, e são desenvolvidos com prata, porcelana, pedras e espelhos.

A exposição novaiorquina oferece ao público uma visão da história da joalheria contemporânea na América Latina, através de uma coleção de jóias que representa a evolução das décadas de 1940 a 1990 e o desenvolvimento nestes últimos dez anos, refletindo o modo como artistas plásticos e fabricantes de jóias, nascidos ou residentes no continente americano vêem e se relacionam com a arte através das jóias. “A mostra busca a reflexão da evolução histórica do nosso setor nas Américas por uma mistura dinâmica das culturas e das suas realidades sócio-econômicas, que estão em constante transformação”, conclui Renata Porto.

Sobre Renata Porto: Formada em Desenho Industrial pela FAAP, em São Paulo, Renata Porto se especializou em joalheria contemporânea na escola Ar.Co – Lisboa e está sempre em busca de novas formas e conceitos. Todas as peças são criadas e desenvolvidas em seu novo atelier na Vila Madalena, em São Paulo. Além do trabalho de criação, a artista ministra cursos e palestras sobre seu trabalho e técnicas que desenvolve com diferentes tipos de materiais. Seu trabalho é marcado pela fina mistura de prata, ouro, pedras, pérolas e outros materiais experimentais, tais como lã, borracha hidráulica, nylon, porcelana, entre outros. Para mais informações acesse: www.renataporto.com
_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário