7 de novembro de 2010

"Bixiga 2014" uma nova cara para o bairro da Bela Vista (SP) até a Copa do Brasil

Com apenas um ano de existência, Zoom Arquiteturacoletivo de arquitetos e urbanistas - vence dois dos principais concursos de arquitetura recentes no Brasil.

             Ecos na paisagem- Projeto para o Bixiga
 Zoom Arquitetura é o nome do coletivo formado em São Paulo pelos arquitetos urbanistas Fernão Morato, Guilherme Ortenblad e Augusto Aneas. Criado no ano de 2009, o grupo já é o vencedor de dois dos maiores concursos públicos de arquitetura e urbanismo do país: a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 2009, e o Concurso Habitação Para Todos, de 2010. (Imagens abaixo).



                                Todos sob o mesmo teto
Realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) da Secretaria da Habitação paulista, o Habitação Para Todos teve a sustentabilidade como principal critério de seleção e motivou o governo estadual a anunciar, no final de outubro, que irá construir todos os projetos vencedores em diversos municípios paulistas. 
O Zoom Arquitetura venceu a competição na categoria Casas Escalonadas com o projeto "Todos Sob o Mesmo Teto", de residência feita de blocos cerâmicos estruturais. 


                                   "Bixiga 2014"


Além disso, o Zoom Arquitetura também foi vencedor da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 2009 com a proposta "Ecos na Paisagem", um projeto de ciclovias, cinemas ao ar livre e ruas verdes para o centro expandido de São Paulo. A proposta foi aplicada no bairro da Bela Vista, e o resultado poderá ser conferido na exposição "Bixiga 2014", entre os dias 06 de novembro e 06 de dezembro. A mostra acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 10h às 16h, no Espaço Cultural 13 De Maio, que fica na Rua Treze de Maio, 361, Bixiga, em São Paulo. 
Mas a história do coletivo começa antes disso, em 2008, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, a FAU/USP, onde os paulistanos Augusto Aneas e Fernão Morato concluem a graduação e começam a trabalhar com Guilherme Ortenblad, também paulistano e formado em 2007 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, a FAU/Mack. No ano de 2009, então, os três decidem reunir suas diferentes aptidões e criam o Zoom Arquitetura, com o desafio de desenvolver projetos com um caráter coletivo. “Ao final do trabalho não sabemos quem trouxe determinada ideia. Cada contribuição é discutida, transformada e sintetizada a tal ponto que o projeto final não tem uma marca individual, mas sim a dos três, resumem eles. 
Com um portfólio que reúne projetos públicos e privados, o Zoom Arquitetura segue um processo de trabalho que inclui analisar cada demanda, compreender as necessidades do cliente, e sempre introduzir conceitos como sustentabilidade e contemporaneidade ao desenho. "O projeto sustentável não é somente aquele que tem um desempenho energético eficiente ou um orçamento enxuto, que reaproveita o calor do sol ou a água das chuvas. Ele é também aquela que faz parte de um organismo maior: a cidade, nosso habitat", concluem os arquitetos.
__________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário