16 de novembro de 2010

CHARLOTTE PERRIAND NA ESCOLA DA CIDADE

A mostra apresenta a vida e obra da designer francesa Charlotte Perriand e será aberta hoje (16) com uma palestra da arquiteta suíça Myriam Gautschi.

*Charlotte Perriand com Le Corbusier e Edouard Jeanneret no estúdio da  rue de Sevres , Paris


Charlotte Perriand na B306 Chaise Longue, 1928
Design: Charlotte Perriand, Le Corbusier, Edouard Jeanneret


De 16 de novembro a 17 de dezembro, acontece a exposição
“résonance _Charlotte Perriand e suas marcas no Brasil”

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em parceria com a Universidade alemã Hochschule Konstanz (HTWG) e apoio da Aliança Francesa, traz ao Brasil a exposição “résonance* _Charlotte Perriand e suas marcas no Brasil”, de 16 de novembro a 17 de dezembro. 
A mostra, que apresenta a vida e obra da designer francesa Charlotte Perriand, será aberta no dia 16 de novembro, às 18h, com uma palestra da arquiteta suíça Myriam Gautschi, curadora e idealizadora da exposição, que falará sobre a proposta da mostra, vida e obra de Charlotte Perriand. Na seqüência, será oferecido um coquetel e realizada a abertura oficial. 
A exposição baseia-se na investigação de Myriam, que tem sido aprofundada há três anos com os alunos da Universidade HTWG, onde leciona. Apresenta Charlotte Perriand, em design, sob o efeito de três culturas totalmente diferentes: Paris (1927-1937), os anos com o Le Corbusier e o Modernismo como base do seu pensamento; Tóquio (1940 - 46), a descoberta do vazio; Rio de Janeiro (1962-68), o Brasil representa a opulência, o amor à vida. 
E tem mais...
Ainda nesta semana de lançamento estão programadas duas palestras gratuitas e abertas ao público, com o objetivo de apresentar exemplos de grandes designers brasileiros. No dia 18 de novembro, às 20h, o arquiteto Carlos Motta falará sobre sua produção. No dia 19 de novembro, será a vez dos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci falarem sobre a influência de Lina Bo Bardi em seus trabalhos de mobiliário.

AGENDA DE ATIVIDADES

Abertura Exposição – 16/11 (Terça-feira)
18h – Palestra inaugural da exposição
Local: Auditório da Aliança Francesa – Rua General Jardim, n.º 182
Ministrada pela arquiteta suíça Myriam Gautschi, curadora e idealizadora da exposição.  Falará sobre a proposta da exposição, vida e obra de Charlotte.
                       
Na seqüência, por volta das 20h - Abertura da Exposição (Coquetel)
Local: Escola da Cidade - Rua General Jardim, n.º 65

18/11 (quinta-feira)
20h - Palestra com o arquiteto Carlos Motta. Falará sobre sua produção.
Local: Auditório da Aliança Francesa – Rua General Jardim, n.º 182 (mesma rua da Faculdade)

19/11 (sexta-feira)
20h - Palestra com os arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, que falarão sobre a influência de Lina Bo Bardi em seus trabalhos de mobiliário.
Local: Auditório da Aliança Francesa – Rua General Jardim, n.º 182 
Aberto ao público e gratuito. 
Mais informações: www.escoladacidade.edu.br
*Fotos:
http://designmuseum.org/design/charlotte-perriand
___________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário