8 de novembro de 2010

De 803 até hoje!

Um restaurante que atrai visitantes de todo o mundo, seja pela gastronomia ou pela história.









Em Salzburg, na Áustria, St Peter Stiftskeller foi documentado pela primeira vez no ano 803, quando foi mencionado pelo estudioso *Alcuin - um seguidor de Carlos Magno. Muitos dizem que é o mais antigo restaurante na Europa. Não para o Guinness.



 Durante o século 18, St. Peter Stiftskeller passou por uma grande transformação: a partir de 1720 tornou-se um local de encontro para a nobreza, o clero e a burguesia.
Em 1.786  adquiriu o direito de servir cerveja - até então o Stiftskeller só podia servir vinho, com exclusividade os vinhos dos sacerdotes.

                                           Estas paredes têm história




O século 20 começou com um acréscimo substancial: o famoso Salão Barroco foi criado em 1903. Claus Haslauer, filho de uma família de renome gastronômico em Salzburg, assumiu a gestão do St. Peter Stiftskeller em 1992. "Graças ao seu empenho intransigente e investimentos necessários em obras de renovação, St. Peter Stiftskeller - o restaurante é o que é hoje - uma dos mais icônicos  destinos gastronômicos na Europa. 
Sérginho Groismann, do Altas Horas, fez uma matéria sobre um restaurante em Madri, considerado o mais antigo do mundo, pelo Livro Guinness de Recordes, mas ele surgiu "apenas" em meados  de  1700. Sem criar polêmica, estou postando este restaurante como uma curiosidade e só para mostrar que muitos disputam "o mais..."
http://www.stpeter-stiftskeller.at/en/the-restaurant/our-guests.html.


Alcuin/Alcuíno de York (latimAlcuinus) foi acadêmico, eclesiásticopoeta e professor de YorkNorthumbria. A convite de Carlos Magno,  se tornou um estudioso e professor da corte carolíngia. Abade de Saint Martin em Tours em 796, onde permaneceu até sua morte, em 804.
___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário