9 de novembro de 2010

Lançamento do livro “Conquistar a rua! Compartilhar sem dividir”


A partir do estudo de dezenas de casos representativos de 11 metrópoles da América Latina, o livro propõe uma reflexão sobre as ruas da cidade. No Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.
Ao analisar a história, a evolução e atual realidade das ruas, os autores, especialistas na temática urbana, projetam alguns modelos emblemáticos para o futuro.
Organizado por Andrés Borthagaray, membro do Instituto para a Cidade em Movimento América Latina, o livro Conquistar a rua! Compartilhar sem dividir será lançado na próxima quarta-feira, dia 10, às 19h30, no Museu da Casa Brasileira, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. 
Além do coquetel de lançamento, haverá uma mesa redonda com Borthagaray, Mireille Appel Muller, delegada geral do Instituto para a Cidade em Movimento França, e Margareth da Silva Pereira, colaboradora do livro e professora da UFRJ. O livro é uma publicação da Romano Guerra Editora em parceria com o Instituto para a Cidade em Movimento.
A partir do estudo de dezenas de casos representativos de 11 metrópoles da América Latina, o livro propõe uma reflexão sobre as ruas da cidade. Ao analisar a história, a evolução e atual realidade das ruas, os autores, especialistas na temática urbana, projetam alguns modelos emblemáticos para o futuro. Todas as ações alternativas para o futuro das cidades foram pensadas a partir do seguinte cenário: uma América Latina com 570 milhões de habitantes, dos quais 80% vive em centros urbanos. Sendo que entre 25% e 30% da superfície das cidades corresponde às ruas: espaço público por excelência.
“Entende-se essas ruas como um objeto vivo, que se constrói e se desenvolve dentro de cidades em evolução, explica Andrés Borthagaray, organizador do Conquistar a rua! Compartilhar sem dividir. O livro é uma síntese de um trabalho mais amplo que se apresenta na internet. O Instituto para a Cidade em Movimento também apresenta esse material em exposição que faz itinerância pelos quatro continentes. 
Informações sobre o livro:
Coedição - Romano Guerra Editora / Instituto para a Cidade em Movimento
Patrocinador - Institut pour la Ville en Mouvement – PSA Peugeot Citroën
Organizador - Andrés Borthagaray
Editores - Abilio Guerra e Silvana Romano Santos
Autores dos textosFabián Aguilera, Isabel Arteaga, Jose Borelli Neto, Jordi Borja, Andrés Borthagaray, Margareth da Silva Pereira, Juan Carlos Dextre, Rosanna Forray, Sergio Forster, Margaretha Grahn, César Guzmán, Roberto Miguel Lifschitz, Ignacio Lorenzo Arana, Daniela Ortiz, Alejandra Potocko, Paolo Puelles, Marcos Rodrigues, Daniela Sainz Pacheco, Salvador Schelotto, Roberto Segre, Camila Sepúlveda, Guillermo Tella, André Urani, Meindert Versteeg e María Victoria Zardoya. 
Serviço
Lançamento livro “Conquistar a rua! Compartilhar sem dividir”
Data: 10 de novembro
Horário: 19h30 Mesa Redonda
               20h30 Coquetel de lançamento
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Ingresso: gratuito
Estacionamento: R$ 12,00.
_________________________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário