2 de novembro de 2010

Música no Museu: é a vez do Oboé, Fagote, Flauta, Clarineta e Saxofone

Festival Internacional de Sopros reúne os maiores nomes nacionais e internacionais no Rio de Janeiro.


Seguindo o sucesso dos festivais das harpas, apresentamos o Festival Internacional de Sopros destacando o Oboé, Fagote, Clarineta,  Flauta e Sax com  28 concertos de 3 a 30 de novembro no Rio de Janeiro.
O Curador deste evento, oboísta - compositor Harold Emert, inspirou-se nos Festivais anuais do International Double Reed Society, onde participou cinco vezes como intérprete em várias cidades dos EUA, Buenos Aires e Melbourne, na Austrália.
 “O Rio de Janeiro é uma cidade aberta para novidades e espero que com este festival comece um novo ciclo principalmente para as palhetas duplas (oboé e fagote). Temos todos os anos festivais dos cellos e harpas, que estão sendo incluídos em trilhas sonoras de novela e filmes nacionais. Então, porque não os nossos instrumentos?” comenta Emert.

Convidados internacionais
Harold Emert participará de três programas incluindo homenagens a Schumann e Noel Rosa,  e, dentre os convidados internacionais os Oboístas Sandro Caldini (Florença, Itália), Marc Fink (Univ. de Wisconsin, EUA), Andrea Ridilla (Univ. de Miami, Ohio, EUA) e Richard Meek, fagote (Texas Tech Univ, EUA), o saxofonista Wolfram Goebel, (Alemanha)  e os  brasileiros, Pierre Descaves (OSUFRJ), Marco Miglietta (Prof. Escola Villa Lobos).
Os Músicos:
Fagotistas: o  Duo dos Fagotes da  Orquestra Sinfônica Nacional - Cosme Silveira e  Otacílio Ferreiro Lima Filho.
Clarinetistas: José Botelho, o atual "pai" dos clarinetistas no Brasil, Heber Miguel (Banda  Sinfônica do Municipal) e Carlos Soares.
Saxofonistas: Mauro Senise,  com o pianista Gilson Peranzetta, Carlos Soares, Dani  Spillman,  Wolfram Goebel com o pianista Lennart Goebel  ambos da Alemanha e o baterista Sami Kontola  da Finlândia.
Flautistas: Carlos Rato, Michael Lovelock, Duo Flautas - Stael Malamut-Verônica Marques e Igor Levi.
Teremos, também, a  Orquestra Rio Camerata sob a regência do Maestro Israel Menezes  tendo como solistas  Sandro Caldini Itália – Corne-Inglês, e Richard Meek – EUA – Fagote.
Saindo dos sopros outra grande atração internacional, a  pianista japonesa Yoko Tokue, além dos consagrados brasileiros Clara Sverner, Fernanda Canaud e  Claudio Vettori.
Homenagens especiais: dia 5 de novembro os 100 anos de Noel Rosa com a apresentação do Duo Toninho Galante e Marceu Vieira no CC Light, 17 de novembro, Villa-Lobos no dia de sua morte com a apresentação de Maria Helena Andrade, piano e Carlos Ratto, flauta e a comemoração do Dia de Zumbi com a Primeira Escola De Congo – São Benedito Do Êre, de São Paulo, no dia 20 de novembro no Museu Militar Conde de Linhares.
"Somando às outras cidades, realizaremos  35 concertos. No segmento internacional teremos  dia 24 de novembro, no Carnegie Hall em Nova Iorque ¨Brazilian Classics- from Villa-Lobos to Tom Jobim", 
Sergio da Costa e Silva- Diretor de Música no Museu. Conheça a programação completa e maiores informações pelo telefone:  (21) 2253-8645 ou no site www.musicanomuseu.com.br  
_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário