19 de janeiro de 2011

Brasileiros realizam exposição coletiva na França


"Caligrafias da Arte Brasileira" acontece de 8 a 13 de fevereiro de 2011 na cidade de Saint Thibault des Vignes, com curadoria de Heloiza de Aquino Azevedo.



A IVª Edição da Exposição Coletiva "Caligrafias da Arte Brasileira" acontece de 8 a 13 de fevereiro de 2011 na cidade de Saint Thibault des Vignes – Seine et Marne – França. As edições das Exposições "Caligrafias da Arte Brasileira" foram idealizadas, organizadas e recebem a assinatura de curadoria de Heloiza de Aquino Azevedo, escritora, biógrafa, educadora e produtora cultural.
Heloiza é brasileira, natural de Santo André - SP e há três anos possui residência fixa na França. Desde a sua primeira exposição realizada na Europa, Heloiza buscou oportunizar novos talentos, além de destacar artistas profissionais para que pudessem ter a experiência de expor na França, país de onde nasceram grandes mestres das artes.

As exposições coletivas "Caligrafias da Arte Brasileira" apresentam em seu conteúdo obras de artistas plásticos que se preocupam em mostrar não somente um olhar estético de sua criação, mas também um olhar social-regional e humano, pois através de iniciativas como estas, é possível que o artista seja visto como mediador de transformações que contribuam para a construção de um mundo mais justo, menos violento e com um novo olhar, transmitindo informações e emoções que só a arte é capaz de fazer.

Nesta 4ª. edição "Caligrafias da Arte Brasileira" participam 14 artistas de diversas estados de várias regiões do Brasil e uma artista da França: Adriana Stange, Gui Lombardi, Carla Schwab (convidada de honra), Kézia Talisin, Luiz Félix e Nicole Gulin do estado do Paraná, Lara Matana de Mato Grosso, Clau Menegues, Cibele Pilla, Ana Knapik, Katia Velo Lilian Bomeny de São Paulo, Carlos Rocha da Bahia, Gabi Etinger de Sergipe.

Inicialmente somente artistas brasileiros participaram das exposições, mas nesta edição a exposição contará com a participação de Oly, artista plástica francesa, grande apreciadora do povo e da cultura do Brasil que participará com uma obra que de acordo com a artista “Representara o calor e a alegria do Brasil”.

Em 2011 a nova edição da exposição coletiva "Caligrafias da Arte Brasileira" passa a englobar uma nova vertente: artistas de outros países que desejam mostrar através de suas criações a Cultura Brasileira. Sobre a exposição, a curadora Heloiza de Aquino Azevedo declara: “Quando coloquei esse projeto no papel em 2007 quis transmitir os meus objetivos iniciais: divulgar a arte de meu país, a cultura, os costumes, oportunizar a novos artistas a experiência de expor em outro país, com reconhecimento e fortalecimento de sua arte. Cada expo é diferente, possui novas energias, temas diversificados, a arte possibilita transpor pensamentos, sentimentos, iniciativas e desejos, basta educarmos a nossa mente e o nosso olhar para isso. Possibilitar o conhecimento do desconhecido é um caminho surpreendente, encanta, fortifica e prospera. Atualmente não estou sozinha nessa caminhada, além dos artistas brasileiros, artistas de outros países contribuem para enriquecer a “Caligrafia da Arte Brasileira”".
Serviço
A exposição estará aberta ao público de 8 a 13 de fevereiro de 2011 das 10 às 17 horas e o Vernissage será no dia 11/02/2011 às 18 horas.
Em 2011 Heloiza pretende realizar outras quatro exposições, as inscrições serão divulgadas no site http://www.arvoredosaber.com.br, via e-mail, arvoredosaber.edicoes@hotmail.com e em sites parceiros.
_____________________________________________

Um comentário:

  1. Olá, cada vez mais te admiro pelo seu trabalho. Em nome de todos que estão participando desta exposição te agradeço muitíssimo pela divulgação.
    Bjs cheio de saudades

    ResponderExcluir