16 de janeiro de 2011

CBCA LANÇA MANUAL DE CONSTRUÇÃO EM AÇO ESTRUTURAS MISTAS VOL. 1 E 2


Publicação visa facilitar a difusão do uso de sistemas mistos em projetos de edificações.


O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) lança o ‘Manual de Construção em Aço – Estruturas Mistas Vol. 1 e 2’. A publicação, a 17ª produzida pela entidade para disseminar conhecimento sobre o setor, visa facilitar a difusão do uso de sistemas mistos em projetos de edificações por meio de uma linguagem acessível, resumos teóricos simplificados, tabelas e exemplos práticos de aplicação. 
O ‘Manual de Construção em Aço – Estruturas Mistas’, de autoria de Gilson Queiroz, Roberval José Pimenta e Alexander Galvão Martins, é totalmente baseado na edição de 2008 da norma ABNT NBR 8800, que passou a incorporar, além das vigas mistas (já contempladas na edição de 1986) os pilares mistos, as lajes mistas e as ligações mistas. Este manual constitui complemento de grande valia para a utilização dessa norma, contendo seus pontos principais. 
O primeiro volume trata dos Conectores de Cisalhamento, dos Pilares Mistos e das Lajes Mistas. Já o segundo, fala das Vigas Mistas e das Ligações Mistas. 
Capacitado para conduzir e fomentar uma política de promoção do uso do aço na construção com foco exclusivamente técnico, o CBCA está seguro de que este manual enquadra-se no objetivo de contribuir para a difusão de competência técnica e empresarial no país. 
“Trata-se de uma publicação de referência que deverá suprir a lacuna na literatura disponível e contribuir na disseminação de informações técnicas e melhores práticas na construção em aço, afirma Catia Mac Cord, gerente executiva do CBCA. 
Serviço:
Manual de Construção em Aço – Estruturas Mistas Vol. 1 e 2
Editor: Centro Brasileiro da Construção em Aço - CBCA
Autores: Gilson Queiroz, Roberval José Pimenta e Alexander Galvão Martins
Número de páginas: Volume 1 – 68 páginas; e Volume 2 – 76 páginas
_________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário