28 de janeiro de 2011

illycaffè na ARCOmadrid 2011 com Tobias Rehberger


O conceituado design do artista alemão abraça mais uma edição do Prêmio illy SustainArt, com quatro brasileiros na disputa.

Prêmio illy SustainArt é voltado ao reconhecimento de artistas emergentes.

A illycaffè confirmou presença na próxima edição da ARCO, a Feira de Arte Contemporânea de Madri (Fiera d’ARte Contemporanea di Madrid), na Espanha, que irá de 16 a 20 de fevereiro. A marca, reconhecida pelo apoio à arte e à cultura, estará na tradicional feira por meio de uma obra criada por Tobias Rehberger e, mais uma vez, para promover o Prêmio illy SustainArt, voltado ao reconhecimento de artistas emergentes.
A ARCO, um dos mais importantes eventos internacionais do setor, representa para a illycaffè o lugar ideal, onde, todos os anos, apresenta sua verdadeira paixão pela arte e pela criatividade, para as quais a empresa tem se dedicado por longos 20 anos.
Na ocasião do 30º aniversário da tradicional feira de artes de Madri, a illycaffè irá apresentar uma obra criada em colaboração com Tobias Rehberger, ganhador do Leão de Ouro na 53ª Bienal de Veneza.
Esta será a quarta obra, de uma série de espaços dedicados ao café, que assumiu o design do artista alemão, feita a pedido da illycaffè. Assim como os demais ambientes em Berlim (Alemanha), Istambul (Turquia) e Turim (Itália), o novo ‘espaço café’ impressiona por seu padrão de ‘camuflagem’: uma estampa inspirada no estilo adotado pela Marinha Britânica, durante a I Guerra Mundial, com cores marcantes, sobreposição de listras e um efeito óptico que embaralha a nossa percepção do espaço.
Depois de sempre se dedicar a descobrir e promover jovens talentos emergentes da arte contemporânea, a illycaffè, na Arco 2011, irá apresentar a quarta edição do Prêmio illy SustainArt, com o objetivo de difundir a abordagem da empresa sobre o crescimento sustentável em meio à comunidade artística internacional, ao oferecer  oportunidades, visibilidade e troca de experiências entre o mercado de artistas de países emergentes.
Este ano, o Prêmio será voltado a jovens artistas, abaixo de 35 anos de idade, que irão apresentar seus trabalhos em uma seleção especial chamada de ‘SOLO PROJECTS: FOCUS LATIN AMERICA’, focado, como o próprio nome já diz, na América Latina. As 11 galerias participantes do Prêmio foram selecionadas por Luisa Duarte, curadora brasileira independente; Daniela Pérez, curadora do Museu Rufino Tamayo da Cidade do México; e Julieta Ganzález, curadora do Departamento da América Latina da Tate Modern Gallery de Londres (Inglaterra):
ARRÓNIZ
MÉXICO D.F.
MEXICO
SÃO PAULO
BRAZIL
MADRID
SPAIN
CARACAS
VENEZUELA
BUENOS AIRES
ARGENTINA
MIAMI
USA
BOGOTÁ
COLOMBIA
SÃO PAULO
BRAZIL
NEW YORK
USA.
SÃO PAULO
BRAZIL
SÃO PAULO
BRAZIL

A entrega dos prêmios acontecerá no dia 18 de fevereiro, às 13h30 (hora local), dentro do ‘espaço illy’. O vencedor será eleito pelo Júri Internacional e Carlo Bach, diretor de arte da illycaffè. O escolhido receberá um prêmio de € 15 mil euros e terá a oportunidade de desenvolver um projeto para a coleção de xícaras da marca, a illy Art Collection.
Nas três últimas edições, o Prêmio illy SustainArt foi concedido a artistas vindos de países convidados e de países produtores de café, respectivamente, Brasil, Índia e México. Em 2008, o prêmio foi entregue ao brasileiro Matheus Rocha Pitta; em 2009 ao artista indiano Avinash Veeraraghavan; e, em 2010, ao artista mexicano Camilo Ontiveros.
Mais informações: http://www.ifema.es/ferias/arco/default_i.html
Sobre a illycaffè
Sediada em Trieste, na Itália, a torrefadora italiana illycaffè produz e comercializa um único blend de café espresso sob uma única marca, líder em qualidade. Presente em mais de 140 países, o espresso illy está disponível em mais de 50 mil dos melhores restaurantes e bares ao redor do mundo, onde, diariamente, são vendidas mais de 6 milhões de xícaras. Com o objetivo de espalhar a cultura do café, a illycaffè fundou a Universidade do Café, um centro de excelência, com quatorze unidades, que oferece treinamento prático e teórico sobre todos os aspectos do café para produtores, baristas e entusiastas.
____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário