17 de janeiro de 2011

Morar e criar


RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DA FAAP RECEBE INSCRIÇÕES

Candidatos têm até o dia 31 de janeiro para enviar projeto a ser desenvolvido no segundo semestre de 2011


A Residência Artística da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), localizada no Edifício Lutetia, centro de São Paulo, recebe inscrições de artistas estrangeiros ou residentes em outros estados brasileiros que estejam interessados em desenvolver projetos de artes visuais na capital paulista. O período de permanência deverá ser de 1º de agosto a 10 de dezembro de 2011.
A Residência Artística da FAAP tem capacidade para receber, simultaneamente, até 10 artistas, nos apartamentos individuais dotados de cozinha e banheiro privativos. Além disso, o edifício oferece toda a infraestrutura necessária para os moradores: segurança 24 horas, lavanderia e almoxarifado, sala de convivência e uma sala de múltiplos usos, podendo ser utilizada como ateliê coletivo, sala de reuniões e projeções. A Residência foi concebida, originalmente, nos moldes da Cité des Arts, em Paris, com quem a FAAP também mantém convênio, e que hospeda anualmente artistas e criadores de todo o mundo.
Como participar
Para participar do processo de seleção, o candidato a um dos estúdios do Edifício Lutetia deve encaminhar o projeto que pretende desenvolver em São Paulo, documentos como o regulamento, carta de recomendação, currículo, portfólio e a ficha de inscrição. Além disso, deve apresentar uma proposta de interação com os alunos e os professores da Fundação, uma vez que a Residência Artística FAAP também tem como objetivo promover a troca de experiência dos residentes com a comunidade artística paulista e ampliar as trocas entre a comunidade FAAP. Essa interação acontece por meio de palestras, workshops, parcerias, entre outras atividades.
A partir do dia 1º fevereiro até 31 de julho serão recebidas as inscrições de projetos para serem desenvolvidos no primeiro semestre de 2012. Informações sobre toda a documentação necessária para o processo seletivo estão disponíveis no site www.faap.br/residenciaartistica. Também podem ser obtidas pelo telefone +55 (11) 3101-9492, pelo e-mail resartisfaap.info@faap.br ou pelo skype: residencia.artistica.faap.
Experiência
A Residência Artística FAAP vem se destacando internacionalmente por receber importantes artistas estrangeiros para o desenvolvimento de pesquisas e projetos na cidade de São Paulo, a exemplo de Rachel Poignant, primeira artista a residir no Lutetia, logo no início das atividades da Residência, em 2005.

“O local da Residência, na Praça do Patriarca, no coração da cidade, me fez entrar em contato imediato com a energia de São Paulo e me permitiu observar a cidade trabalhando, assim como sua disparidade e sua pluralidade. A qualidade desta experiência deveu-se também ao encontro com os brasileiros, sua gentileza, disponibilidade e reatividade em apoiar a realização do meu projeto artístico”, escreveu Rachel Poignant, na ocasião em que esteve hospedada.
Desde então, foram recebidos artistas vindos de diversos países, de todos os continentes, entre eles Francesco Jodice, Florian Punhösl, Lara Almárcegui, Marjetica Potrc, Georges Rousse, Shimabuku, Alberto Baraya, Susan Turcot, Meschac Gaba, Armando Tudela, Michael Müller, Ali Cherri, Haruka Kojin, Abdelssamed Binebine , Erick Beltrán, Sarnath Banerjee, Justine Triet, Gabriel Serra, Federico Lamas, Runo Lagormasino, Tove Storch, Juan Pérez Agirregoikoa, Alessandro Balteo Yazbeck; e James Thornhill e Fúlvia Carnevale, integrantes do grupo Claire Fontaine.
O artista Tonico Portela, que esteve na Residência em 2009, compartilha da opinião de Rachel Poignant ao afirmar que a configuração do local onde a residência está situada cria condições para um contato mais intenso com o centro da cidade e com as diversas manifestações de rua que acontecem diariamente. É um ponto estratégico também para se locomover para boa parte da cidade, seja de ônibus ou de metrô, acrescenta.
É inegável a contribuição que uma residência artística dá não só ao nosso processo artístico, mas também a nossa condição humana, pois nos vemos diante de situações das mais diversas tipologias. Daí podermos vivenciar o quanto a relação arte-vida é pulsante e que nem sempre a percebemos com facilidade. Ações de deslocamento, deambulação e flanagem passaram a fazer parte do meu cotidiano, criando condições favoráveis para a fruição e apreensão do entorno urbano, acrescentou o artista, que é natural da Bahia (BR).
Patrimônio



Patrimônio histórico e cultural da capital paulista, o Edifício Lutetia é referência em cultura em sua própria estrutura.  Situado a 100 metros da sede da Prefeitura de São Paulo, foi idealizado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado na década de 1920. Em 1992, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP).
Em 2004, a fachada e algumas áreas internas do edifício passaram por restauração e, em 2005, as novas instalações do Lutetia foram reinauguradas, mas o edifício continuava em processo de restauração. As obras dos oito andares que são dedicados à Residência Artística FAAP foram finalizadas em 2006. Já em 2010, o prédio recebeu “retrofit” em sua iluminação de fachada. O novo sistema prima pela inovação tecnológica e sustentabilidade energética, uma vez que os recursos utilizados consomem metade da energia das lâmpadas convencionais. O projeto luminotécnico foi desenvolvido pelo Engenheiro Plínio Godoy, responsável pela iluminação do Teatro Municipal, Museu do Ipiranga, Tribunal de Justiça e Ponte Estaiada, todos em São Paulo.
Os dois primeiros andares do Edifício Lutetia são reservados para exposições do Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-Centro). Os demais andares contam com dez amplos estúdios (69m2 ou 79m2) para acomodação dos artistas que ficam instalados na Residência Artística FAAP.
Residência Artística FAAP – Edifício Lutetia
Período das Inscrições: até 31/01/11 – residências no 2º sem. de 2011
                  De 1º/02/11 a 31/07/11– residências no 1º sem. de 2012
Taxa de Inscrição: R$ 75,00 -  brasileiros
                          USD 50,00 - estrangeiros
Endereço:Praça do Patriarca,  78 – Sé 
01002-010 – São Paulo/SP – Brasil
Telefones +55 (11) 3101-1776
Skype: residência.artistica.faap
_____________________________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário