19 de janeiro de 2011

Orquestra Paranaense de Viola Caipira se apresenta em Curitiba e no litoral


O trem que desce a Serra do Mar segue ao som de 24 integrantes do grupo de Cascavel que prometem animar o embarque dos passageiros na Estação Ferroviária de Curitiba.



Na sexta-feira, o grupo sobe ao palco do Guairinha dentro da programação da 29ª Oficina de Música de Curitiba. 
A Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, traz a Orquestra Paranaense de Viola Caipira FAG (Faculdade Assis Gurgacz) para a capital e litoral, fazendo três apresentações nesta semana. No dia 21 de janeiro, sexta-feira, às 21h, o grupo sobe ao palco do Guairinha (Rua XV de Novembro, s/nº), dentro da programação da 29ª Oficina de Música de Curitiba
De trem, ao som das violas
No sábado, dia 22 de janeiro, a partir das 7h45, o trem que desce a Serra do Mar em direção à Morretes, segue ao som de 24 integrantes do grupo. Interpretando o melhor da viola caipira, a orquestra promete animar o embarque dos passageiros na Estação Ferroviária de Curitiba. No mesmo dia, às 21h, a Orquestra Paranaense se apresenta no Festival Praias, que integra a programação do Viva o Verão com + Energia, no Palco Arena Copel, em Matinhos. 
Paulino Viapiana já confirmou presença no evento. O secretário da Cultura, além de prestigiar a apresentação no Teatro Guaíra, também descerá a serra acompanhando o grupo. Divididos pelos vagões, os músicos vão interpretar sucessos de Almir Sater, Tião Carreiro e Pardinho, Renato Teixeira, além de composições do regente da orquestra, Ricardo Denchuski. Entre as composições, a música Serra do Mar, uma homenagem às belezas naturais que compõem o trajeto percorrido. A ação conta com o apoio da Serra Verde Express, administradora dos trens turísticos do Paraná, que operam entre as cidades de Curitiba, Morretes e Paranaguá.
A orquestra 
Idealizada pelo professor Dr. Evandro Rogério Roman, da Faculdade Assis Gurcacz – FAG, de Cascavel, a Orquestra Paranaense de Viola Caipira FAG, iniciou suas atividades em agosto 2001. Sob a regência do músico e pedagogo Ricardo Denchuski, a Orquestra conta atualmente com a média de 30 violeiros em suas apresentações. Em 2005, o grupo fez quatro shows em Paris representando o estado do Paraná junto a Secretaria de Estado da Cultura no ano Brasil na França.
A apresentação de Matinhos faz parte do Festival Praias, uma parceria entre a Paraná Esporte, Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação Cultural de Curitiba. As atividades recreativas, esportivas e artísticas seguem até dia 31 de janeiro. As apresentações musicais ocorrem às sextas-feiras e aos sábados até o próximo dia 30.
Esses eventos integram uma das diretrizes a ser seguida pela atual gestão, a que pretende fazer os grupos artísticos do Paraná circular por todo o estado. Além da Orquestra Paranaense de Viola Caipira, também marcam presença no Festival Praias a banda Rádio Radar, de Irati, e a Mimar Você, do município de Matinhos.
Serviço:
Apresentações da Orquestra Paranaense de Viola Caipira FAG.

- Dia 21 de janeiro de 2011, às 21h, no Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha (Rua XV de Novembro, s/nº - Curitiba).

Ingresso: R$ 15 ou R$ 7,50 (um quilo de alimento não-perecível) e gratuito para alunos da 29ª Oficina de Música de Curitiba.

- Dia 22 de janeiro, às 21h, no Palco Arena Copel, em Matinhos. Evento gratuito.

Acompanhe a programação musical do Festival Praias*:

Palco Arena Copel – a partir das 21h 

21/01 – Banda Sereno

22/01 – Orquestra Paranaense de Viola Caipira

28/01 – Banda MUV

29/01 – Gafieira Universal (encerramento)

Ipanema
30/01 – Banda Mimar Você (16h)

30/01 – Banda Supercolor (17h)

*A programação pode sofrer alteração sem aviso prévio. Confira no site www.oficinademusica.org.br.
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário