17 de fevereiro de 2011

Grandes vãos livres com vigas de madeira

Estrutura em telhados exige técnica e materiais adequados. Com 11,9m de comprimento, Viga I, lançamento da LP Brasil, é solução para esse tipo de estrutura.


A limitação das dimensões da madeira maciça e o alto custo dessa matéria-prima, fazem com que as construtoras busquem alternativas para a execução de projetos de grandes vãos livres. Os produtos "engenheirados" de madeira são uma solução. De acordo com o professor da Universidade de São Paulo Carlito Calil Junior, presidente do Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira e Coordenador do Comitê de Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, hoje no Brasil é comum o uso do sistema construtivo treliçado. A desvantagem, no entanto, é que se trabalha com peças de pequenas dimensões e é preciso montar a treliça de duas águas ou de banzos paralelos para vencer os grandes vãos.
Para oferecer uma solução mais prática para estruturas de telhado, a LP Brasil acaba de lançar a Viga I. Com perfil esbelto e alta resistência estrutural, o produto é composto por alma de LP OSB Home e mesas de pinus, nas alturas de 24 e 30 cm, com comprimento de 11,90 m. O produto, que suporta uma carga total de até 350 kg/m², substitui madeira maciça, viga metálica e concreto armado, podendo reduzir o custo final da obra. De acordo com a engenheira e gerente de suporte técnico da LP Brasil, Francieli Lucchette, como o produto já vem pronto, a instalação é mais fácil. “Além disso, por ser leve é facilmente manipulado dentro do canteiro de obras, garantindo uma segurança maior aos trabalhadores, afirma. Para Calil, a segurança da mão de obra é fundamental. “No caso de grandes vãos, o engenheiro responsável pela obra deve dar um curso de treinamento para os trabalhadores com as informações do produto, detalhes de montagem, estabilidade das peças, travamento lateral e longitudinal e detalhes de fixação nos pontos fixos da estrutura, explica.
Na opinião do professor, a Viga I é sem dúvida uma boa alternativa para projetos de grandes vãos. “O produto tem a vantagem de ser um elemento estrutural leve e com muito boa resistência, além de ter seu controle de qualidade como produto "engenheirado" da madeira e, portanto, menor variabilidade das propriedades de resistência e elasticidade, permitindo assim a utilização no cálculo de um coeficiente de segurança menor do que os usados para madeira maciça, avalia.







Aplicações
Os grandes vãos livres normalmente são empregados em edifícios industriais tipo galpões, mas a técnica também pode ser aproveitada para residências. “As Vigas I podem substituir a madeira maciça nos sistemas de telhados residenciais que são construídos com vigas e pontaletes”, completa o professor.
Outro uso para o produto é na construção de lajes secas e mezaninos os quais ao serem executados com as Vigas I têm seu peso reduzido, o que facilita a montagem dessas estruturas. Além disso, a produto ainda permite a passagem de todas as instalações hidráulicas e elétricas necessárias.

Sobre a LP Brasil
A LP Building Products é um dos principais fornecedores de materiais para construção civil com fábricas nos Estados Unidos, Canadá, Chile e Brasil. Com tradição na produção de placas OSB, a empresa fabrica e comercializa uma linha completa de produtos para a construção CES, tornando o método ainda mais atraente para o construtor brasileiro. A LP Brasil já conta com uma rede que disponibiliza seus produtos em mais de 800 cidades brasileiras.
_____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário