1 de fevereiro de 2011

Prorrogada a mostra A Diversidade da Arte

Na Sala do Artista Popular, em Curitiba, duas exposições com tipos bem diferenciados de trabalhos artísticos: a pintura e artesanato de Eloir Júnior e a latonagem de Cláudio Razera.


Devido ao período de férias e o grande acesso de visitantes, a Sala do Artista Popular (Rua Saldanha Marinho, s/nº - anexo à Seec), espaço da Secretaria de Estado da Cultura, prorroga a mostra A Diversidade da Arte até o dia 08 de março de 2011. São duas exposições com tipos bem diferenciados de trabalhos artísticos: a pintura e artesanato de Eloir Júnior e a latonagem de Cláudio Razera. A ideia é incitar a reflexão sobre os inúmeros métodos que o artista pode utilizar para exprimir sua criatividade.
Claúdio Razera



 Cláudio Razera, nasceu em Morretes – PR, em 23 de agosto de 1940, onde fez seus primeiros estudos. Foi funcionário da Copel – Companhia de Energia Elétrica do Paraná, em CURITIBA – PR. Depois de aposentado, o artista mudou-se par Prudentópolis – PR, onde foi presidente da APRUARTE – Associação de Artes de Prudentópolis. Dedicou-se às artes, confeccionando peças em mad, arame e latonagem (chapas em metal).

Em 2010, realiza sua primeira mostra na Sala do Artista Popular.



"C
láudio Razera é um artista de sensibilidade apurada que transforma folhas de latão (latonagem) e refugos de madeira em obras de arte belíssimas. Faz um passeio em nossa paisagem paranaense em suas araucárias esculpidas, nos conduzindo a uma viagem no lombo de suas mulas tão belamente recortadas entre outros tantos objetos criados pelo artista.


Como se não bastasse tanta beleza, nos brinda com flores extraídas de matérias primas rudes transformadas em ramalhetes extraordinários.
Sem sombra de dúvidas este artista de espírito sensível mostra em sua obra toda sua experiência e delicadeza com tais materiais". GERALDO DO VALLE - ARTISTA PLÁSTICO

Eloir Junior


Eloir Amaro Júnior, nasceu em Curitiba no dia 07 de janeiro de 1969. É pós-graduado em História da Arte do Século XX, e Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e Designer de Moda na Universidade Tuiuti do Paraná.

"Nascido em Curitiba-Pr., seu trabalho é alegre, colorido e resgata as nossas memórias culturais trazida pelos diversos povos. Inspirando-se
nos folclores polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem de nossa terra a terra de todas as gentes.

Em seu percurso artístico se identificou com a linguagem Näife, que
traduz a pura expressão ingênua da cultura, hábitos e costumes que as
diversas etnias trouxeram para o Estado do Paraná, em harmonia com
nossos ícones paranistas, como gralha azul, araucárias e pinhões.
Em seu currículum artístico, possui diversas premiações, exposições
individuais e coletivas, acervos nacionais e internacionais".
Artista visual Carla Schwab
___________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário